Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Pancadas de chuva pode ser fortes em muitas áreas do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

10 min de leitura

Oferecido por

A segunda quinzena de fevereiro vai começar mantendo os padrões observados nos últimos dias: muita umidade e calor no Brasil. As nuvens carregadas crescem por todo o país por causa da grande disponibilidade de umidade.  

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva na costa norte do Brasil.

 A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera favorece a formação de muitas nuvens sobre o Sul e o Sudeste.

 

Uma depressão subtropical se formou na noite da quinta-feira, 15/2, na costa do Rio De Janeiro, a cerca de 235 km afastada do continente, e os efeitos, como vento forte, são sentidos principalmente em alto-mar.

 

Pancadas de chuva pode ser fortes em muitas áreas do BR (Foto Getty Images)

 

 

Previsão do tempo para o Brasil para 16/02/2024 -sexta-feira

 


Região Sul

 

O ar úmido que está sobre o Sul do Brasil e a circulação de ventos em níveis médios da atmosfera facilita a formação de nuvens de chuva sobre a maior parte da Região.


A sexta-feira é com sol e sem chuva apenas no sudoeste do Rio Grande do Sul, região de Alegrete, de Uruguaiana.

 

No leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba, o dia fica nublado, com temperatura amena e chuviscos ocasionais.

 

A Grande Porto Alegre, a região do Vale do Caí, Vale do Taquari, o planalto e a serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ficam em alerta para temporal.

 

Pancadas de chuva e períodos com sol são previstos para o vale do Itajaí e para a Grande Florianópolis, mas que não deve, causar transtornos

 

O restante da Região Sul tem períodos com sol e pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.

 


Região Sudeste

 

Grandes áreas de chuva podem crescer sobre o Sudeste do Brasil por causa do ar quente e úmido que está por toda a Região e da circulação ciclônica de ventos em vários níveis da atmosfera. A circulação ciclônica, isto é, no sentido horário, ajudar a concentrar o ar úmido e facilita a formação das nuvens carregadas.

 

Se este ciclone se formar, a chuva forte vai ocorrer sobre o oceano e não vai afetar diretamente o litoral do Sudeste. Mas os ventos fortes deste ciclone sobre o oceano vão deixar o mar agitado nas praias do Sudeste. Se houver a formação do ciclone, será no fim de semana.

 

A sexta-feira é de alerta para o risco de chuva forte em grande parte do Sudeste.

 

Nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, na maioria das áreas do estado do Rio de Janeiro e de São Paulo, o tempo fica instável, com muitas nuvens, várias pancadas de chuva com raios que podem ser moderadas a fortes. O sol pode aparecer de vez em quando, mas sempre junto de muita nebulosidade. 

 

No centro-leste e sul de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, a região de Sorocaba, de Campinas, a Baixada Santista e do litoral sul paulista, a sexta-feira será com muitas nuvens e um pouco de sol, mas não deve chover. A temperatura fica amena.

 

Na região da cidade do Rio, a chuva deve ir parando durante a tarde.

 


Região Centro-Oeste

 

Nuvens carregadas crescem por todo o Centro-Oeste por causa do ar quente e úmido que está espalhado sobre a Região. 

 

A maioria das áreas do Centro-Oeste tem sol forte no decorrer desta sexta-feira, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva e raios à tarde e à noite. Muitas destas pancadas podem ser moderadas a fortes.

 

No leste de Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora e também pode chover com moderada a forte intensidade.

 

Em Goiânia, o total de chuva acumulado na primeira quinzena de fevereiro, segundo o Inmet, foi de 233,2 mm, praticamente a média normal de chuva para este mês, que é de 236 mm.

 


Região Nordeste

 

Nuvens carregadas continuam crescendo sobre o Nordeste do Brasil por causa do ar quente úmido que está sobre a Região e da presença da Zona de Convergência Intertropical,  na costa norte do Brasil.

 

Nesta sexta-feira, pode chover no litoral e no interior de todos os estados nordestinos. 

 

No Recôncavo Baiano, no litoral norte da Bahia, no litoral de Sergipe e de Alagoas, o dia é com sol e chuva é passageira.

 

Do litoral norte do Rio Grande do Norte ao litoral do Maranhão, a sexta-feira é com muitas nuvens e chuva a qualquer hora, mas o sol pode aparecer de vez em quando. 

 

A faixa litorânea entre o leste do Rio Grande do Norte e Pernambuco fica em atenção para chuva moderada a forte e com raios, incluindo as capitais Natal, João Pessoa e Recife.

 

Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece forte por várias horas e há previsão de pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.

 

Em Salvador, segundo o Inmet, já choveu 226,6 mm em Salvador, mais do que o dobro da média normal de chuva para fevereiro, que é de aproximadamente 99 mm.

 


Região Norte

 

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical e o ar quente e úmido que está sobre o Norte do Brasil eram nuvens carregadas sobre todos os estados da Região.

 

Quase toda a Região Norte tem períodos com sol e pancadas de chuva com raios nesta sexta-feira. As pancadas devem ocorrer à tarde e à noite na maior parte da região. Há risco de chuva moderada a forte.

 

O sol predomina o dia todo na maioria das regiões de Roraima, onde só deve chover no extremo sul do estado.

 

No litoral sul do Amapá e no litoral do Pará, a chuva é mais frequente e forte.

 

 


Alertas meteorológicos para 16/02/2024 -sexta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h na Grande Porto Alegre, na região do Vale do Caí, do Vale do Taquari, no planalto e na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no norte /noroeste de São Paulo, no Triângulo Mineira, Alto Paranaíba, Serra da Canastra, Grande Belo Horizonte, Vale do Rio Doce, Espírito Santo, na região de Teresina, sertão da Paraíba e agreste de Pernambuco, no centro-leste e sul do Maranhão, sul e sudeste de Goiás e nordeste de Mato Grosso do Sul

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no centro, norte, sul, sudoeste/oeste do Paraná, oeste e litoral sul de Santa Catarina, noroeste, leste e litoral sul do Rio Grande do Sul, oeste e norte de São Paulo, Mantiqueira (SP), Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, serra e norte/noroeste do Rio de Janeiro, noroeste de Minas, Vale do Jequitinhonha (MG), Goiânia e Goiás (exceto no sul e sudeste do estado), Mato Grosso do Sul (exceto nordeste do estado), Distrito Federal, sudoeste, sul e norte da Bahia, Sertão de Alagoas e de Sergipe, sertão e leste de Pernambuco, Piauí (exceto Teresina), norte e oeste do Maranhão leste da Paraíba e Rio Grande do Norte, norte Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins (exceto sul do estado), Amapá (exceto norte do estado), 

 

Atenção para chuva moderada no litoral do Piauí, do Ceará e do norte do Rio Grande do Norte.

 

Aviso de ressaca da Marinha do Brasil: ressaca entre Santos/SP até São João da Barra (RJ), com ondas de 2,5 metros, com ondulação de sul/sudeste

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias