Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Brasil ainda tem fortes pancadas de chuva nesta sexta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e as  nuvens carregadas crescem facilmente por quase todo o país. 

 

Nesta sexta-feira, uma frente fria chega ao sul do Rio Grande do Sul e aumenta as condições para chuva em toda a Região Sul.

 

A circulação ciclônica de ventos, no sentido horário, que vinha atuando com força sobre o Sudeste está enfraquecendo, o que vai reduzir a quantidade de áreas de chuva sobre a Região.  

 

Na costa norte do Brasil, as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva sobre estados do Nordeste e no litoral do Pará e do Amapá. A circulação de ventos de um vórtice ciclônico em altos níveis, que é observada na costa leste do Nordeste em torno de 10 km de altitude, ajuda a manter as nuvens carregadas sobre esta Região.

 

Brasil em mais chuva forte nesta sexta (Foto: Getty Images)

 

 

Previsão do tempo para o Brasil para 23/02/2024 -sexta-feira

 


Região Sul

 

A chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul e o ar quente e úmido que está sobre o Sul do Brasil vão permitir a formação de nuvens de chuva sobre toda a Região Sul.


No Paraná, em quase todas as regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, esta sexta-feira será com muito sol, calorão e aumento da nebulosidade no decorrer do dia. Pancadas de chuva com raios são previstas para a tarde e noite e há risco de chuva moderada a forte.

 

O litoral de Santa Catarina e o litoral norte gaúcho podem ter chuva a qualquer hora, mas o sol aparece na maior parte do dia.

 


Região Sudeste

 

A circulação ciclônica de ventos enfraquece sobre o Sudeste, reduzindo as áreas de chuva. Mas o ar quente ainda predomina sobre a Região e nuvens carregadas crescem sobre todos os estados.

 


O ar fica abafado no Sudeste e fortes pancadas de chuva ainda podem ocorrer na maioria das áreas da Região. Nos estados do Rio De Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo, o sol vai aparecer sempre junto de muitas nuvens e as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora. 

 

A chuva mais volumosa deve ocorrer sobre o estado de Minas Gerais. 

 

No Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e no estado de São Paulo, os períodos com sol serão maiores e as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente à tarde e à noite. Mas há risco de chuva forte.

 

Entre as capitais, pode chover forte na Grande São Paulo, no Grande Rio e na Grande Belo Horizonte.

 


Região Centro-Oeste

 

O ar quente e úmido predomina sobre o Centro-Oeste e as nuvens carregadas crescem sobre toda a região.

 

Em Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e de Mato Grosso, o sol aparece na maior parte do dia e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.

 

Nas demais áreas de Goiás e de Mato Grosso e no Distrito Federal, as pancadas de chuva com raios serão mais frequentes e podem ocorrer a qualquer hora, mas o sol aparece um pouco. Há risco de temporal.

 

 

Região Nordeste

 

Nuvens carregadas voltam a se formar nesta sexta-feira sobre todos os estados do Nordeste por causa do ar quente e úmido que está sobre a Região, da circulação ciclônica de ventos de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis e da presença da Zona de Convergência Intertropical na costa norte da Região.

 

Todos os estados da Região Nordeste terão pancadas de chuva com raios no decorrer desta sexta-feira, mas ao longo do dia ocorrem períodos com sol. Todas as capitais do Nordeste estão sujeitas a chuva forte.

 

A chuva mais forte e volumosa, que pode causar transtornos, está sendo esperada para os estados do Maranhão, Piauí, Ceará no oeste e litoral da Bahia.

 

 

Região Norte

 

O ar úmido volta a se espalhar sobre o Amazonas e as pancadas de chuva com raios retornam na tarde desta sexta-feira sobre Manaus e em quase todo o estado. Só não deve chover na região de Tefé e no noroeste do Amazonas. Sol e muito calor em Roraima.

 

O restante da Região Norte continua com muito ar quente e úmido e as nuvens carregadas crescem facilmente provocando várias pancadas de chuva no decorrer do dia, que podem ser fortes.

 

Alerta para muita chuva sobre o Tocantins, no leste e litoral do Pará, Rondônia e Acre.

 


Alertas meteorológicos para 23/02/2024 -sexta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Porto Velho e Rio Branco.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no centro e noroeste de São Paulo, Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Triângulo Mineiro, Serra da Canastra, Goiás (exceto sul do estado), Distrito Federal, Mato Grosso (exceto sul do estado),oeste e litoral da Bahia, sertão de Pernambuco, litoral, oeste e sul do Ceará, litoral norte do Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão (exceto divisa com o Tocantins), sul do Tocantins, litoral e nordeste do Pará, Acre, Rondônia (exceto extremo norte do estado).

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h quase toda a Região Sul (exceto centro-sul/sudoeste e litoral central-norte do RS, litoral de SC), estado São Paulo (exceto centro e noroeste do estado), quase todo o estado do Rio de Janeiro (exceto litoral norte e região dos Lagos), Espírito Santo (exceto litoral), Grande Belo Horizonte, centro, leste, oeste e norte de Minas Gerais, interior da Bahia (exceto oeste do estado e região de Sobradinho), centro e leste do Ceará, divisa do Maranhão com o Tocantins, faixa litorânea do norte da Bahia até Natala, Tocantins (exceto sul do estado), sul, centro, leste e norte do Pará, extremo sul do Amazonas, extremo norte de Rondônia, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e sul de Goiás.

 

Atenção para chuva moderada no interior de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco (exceto sertão) e interior da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias