Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Falta de chuva e El Niño reforçam risco de fogo em Roraima

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

Desde a semana passada, o governo de Roraima declarou estado de calamidade pública e emergência ambiental por causa do focos de fogo que se alastraram pelo estado. O fogo queimou pastos e roças e a fumaça impregnada no ar causa incômodos na população.

 

 

 

Foto: Getty Imagens


De acordo com dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Roraima é o estado brasileiro com mais focos de fogo em fevereiro, considerando a quantidade de focos até o dia 27.

 

Focos de queimadas por estado em fevereiro de 2024, até o dia 27 (Fonte: INPE)


Roraima também é o estado que tem mais focos de fogo desde o início de 2024.

 

Focos de fogo por estado de 1 de janeiro a 27 de fevereiro de 2024 (Fonte: INPE)

 

Até o dia 27 de fevereiro, os 10 municípios com maior quantidade de focos de fogo no país eram do estado de Roraima.

 

Municípios com maior quantidade de focos de fogo em fevereiro de 2024, até o dia 27. (Fonte: INPE)

 


Para complicar a situação em Roraima, a Venezuela, país de fronteira com o estado, é o país da América do Sul com maior quantidade de focos de fogo desde o início de 2024. No dia 27 de fevereiro, o Programa Queimadas do INPE contabilizava quase 18 mil focos, considerando apenas os dados do satélite de monitoramento AQUA/NASA


Verão é época de seca

 

Esta situação já era de se esperar, já que o verão é época de pouca chuva em Roraima, único estado do Norte do Brasil que não obedece o regime de chuva de verão. 

Em Caracaraí, por exemplo, segundo município com maior quantidade de focos de fogo no Brasil em fevereiro de 2024, historicamente o volume médio de chuva mensal cai para menos de 150 mm em setembro e para menos de 100 mm de outubro a março. A média de chuva normal em fevereiro fica em torno de 48 mm, a menor do ano. O período de chuva vai de abril a agosto, com pico em maio e em junho, quando as médias Climatológicas de chuva sobem para valores entre 340 e 365 mm.


A falta de chuva vem sendo sentida desde agosto. Em Caracaraí,em quase todos os meses de agosto de 2023 a fevereiro de 2024 choveu menos da metade da média mensal normal. Com pouca umidade no solo e o calor acima do normal que vem sendo observado desde a primavera de 2023 deixaram o solo e a vegetação em situação de alta vulnerabilidade para o alastramento de focos de fogo.


Outro fator que contribuiu para o alastramento dos focos de fogo foi a prática agrícola comum de queimar a vegetação seca para limpeza do terreno que será usado para novos plantios. Em uma situação de calor intenso e chuva tão escassa, é também comum que estas queimadas saiam de controle e se alastrem rapidamente pela vegetação e o solo com pouca umidade armazenada.


Previsão para março


Março ainda é um mês normalmente de pouca chuva em Roraima e a chuva vai continuar escassa no próximo mês. Mesmo enfraquecendo, o fenômeno El Niño ainda ainda terá influência no clima e vai acentuar a característica de seca.


A previsão da Climatempo é de que março de 2024 seja mais um mês com chuva abaixo do normal e calor acima da média em Roraima 


Efeito El Niño


O período normal de seca em Roraima vem sendo agravado pelo forte El Niño que se desenvolveu desde o inverno de 2023 e atingiu o pico entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Um dos efeitos clássicos do El Niño no Brasil é o de deixar o extremo norte do Brasil mais quente do que o normal e reduzir a frequência e intensidade da chuva. No caso de Roraima, o El Niño reforçou o período normal de seca. 


Os  dados do INPE mostram que Roraima fevereiro de 2024 está sendo pior em número de focos de queimadas do que fevereiro de 2016, quando ocorreu o El Niño mais intenso já observado. No período de 1 a 27 de fevereiro de 2016, Roraima teve 2140 focos e este ano está com 2605 neste período.


Verões recentes foram com La Niña

 

A situação deste ano nem pode ser comparada com os verões recentes porque os verões de 2020/2021, 2021/2022 e 2022/2023 foram com chuva dentro ou acima da média, influenciados pelo fenômeno La Niña. O La Niña atua de forma oposta ao El Niño e aumenta a chuva na região de Roraima.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias