Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Março chuvoso: o que vem por aí no Norte e Nordeste?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Por Guilherme borges - Meteorologista Climatempo.

 

Março trouxe consigo uma onda de chuvas intensas para boa parte do litoral do norte e nordeste brasileiro, seguindo o padrão observado em fevereiro. Um fator chave por trás desse fenômeno é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), conhecida por elevar os volumes de chuva na região durante esta época do ano.

Fonte:GettyImages

Fonte:GettyImages

A ZCIT uma força meteorológica incomparável

 

A ZCIT, uma zona de confluência de sistemas meteorológicos que forma uma banda de nuvens carregadas, está desempenhando seu papel habitual nesta temporada. Sua influência é mais pronunciada entre março e abril, quando consegue penetrar profundamente na faixa continental, trazendo consigo quantidades substanciais de chuva.

 

A média Climatológica de chuva, números altos

 

As capitais do norte e nordeste estão enfrentam intensas chuvas anualmente, com médias climatológicas excepcionalmente altas para o mês de março. Natal, no Rio Grande do Norte, registra uma média de 200mm, enquanto Fortaleza, no Ceará, já ultrapassa os 336mm, destacando-se como um dos epicentros das chuvas. Teresina, no Piauí, acumula mais de 292mm, e São Luís, no Maranhão, enfrenta uma média de 452mm. Belém, no Pará, lidera o ranking com uma média avassaladora de 506mm, em um mês. Macapá, no Amapá, também sofre com chuvas intensas, registrando uma média de 400mm.

 

O Registro dos últimos dias: Chuvas que deixam marcas

 

Março começa com o "pé direito", em relação aos volumes de chuva. Natal enfrentou mais de 109mm de chuva, enquanto Fortaleza já ultrapassou os 96.3mm nos primeiros 8 dias. Teresina acumulou mais de 88mm de chuva, e cidades vizinhas como Piracuruca - PI, já registraram 118.2mm. São Luís - Jardim Calhau - MA superou os 92.8mm, mas áreas próximas como Pindaré Mirim - MA enfrentam uma situação ainda mais crítica, com 174mm de chuva. Belém, apesar dos acumulados mais baixos, com 63.2mm, viu cidades vizinhas como Irituia - Centro - PA acumularem mais de 117.2mm. Macapá acumula 64.7mm, enquanto Laranjal do Jari já está com mais de 81mm de chuva.

 

 

Previsão para os próximos dias: Chuva continua. 

 

Sexta-feira (08)

 

Muita nebulosidade e chuva são esperadas em boa parte das regiões do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá. Atenção especial para as faixas litorâneas dos estados, onde o risco de tempestades é elevado. Acumulados previstos podem superar os 50mm em algumas áreas.


Sábado (09)

 

Condições não mudam significativamente, com nebulosidade persistente e chuvas intensas em vários estados, incluindo Pará, Amapá, Maranhão e Piauí. Regiões como Ceará e Rio Grande do Norte podem ter uma pequena trégua, mas ainda são esperados acumulados de até 20mm.


Domingo (10)

 

A chuva diminui em intensidade, mas permanece presente em muitas áreas, principalmente no litoral do Piauí, Maranhão, Pará e Amapá. A atenção deve ser mantida, pois temporais isolados ainda podem ocorrer, superando os 25mm de chuva em algumas localidades.

 

Quer saber as condições das culturas no campo e ficar por dentro da tendência do clima para sua região agrícola? Acompanhe nossas notícias no canal Agroclima da Climatempo. No site Agroclima você também pode conferir todos os conteúdos do podcast Agrotalk. Clique aqui

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias