Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sol, chuva e arco-íris pelo Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

O ar quente e úmido ainda predomina sobre o país e mantém as condições para a formação de nuvens carregadas em todo o país. Há risco de chuva forte em todos os estados. 

 

Uma frente fria se afasta da Região Sudeste, na altura da costa do Espírito Santo. 

 

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical estimulam o aumento da chuva sobre parte do Norte e do Nordeste do Brasil

 

 

Atenção: Brasil tem nova onda de calor entre 11 e 15 de março de 2024

 

 

Arco-íris fotografado em fim de tarde em São Paulo (Foto: Stefanie Tozzo)

 

 

Entenda como se forma o arco-íris, um dos fenômenos de interação da luza solar com a s gotas de chuva.

 

Previsão do tempo para o Brasil para 08/03/2024 -sexta-feira

 


Região Sul

 

O ar quente úmido predomina sobre o Sul do Brasil e nuvens carregadas crescem em todos os estados da Região. Faz calor em todos os estados. Ventos quentes vindos do Norte do Brasil ajudam a manter a temperatura elevada.


No Paraná, o dia será com sol, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. A chuva pode ser forte em muitas regiões do estado


Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o sol vai aparecer entre muitas nuvens, e as pancadas de chuva ocorrem várias vezes ao longo do dia, com risco de temporal. 

 


Região Sudeste

 

Uma frente fria se afasta em alto-mar, na costa do Espírito Santo, mas o ar quente e úmido predomina na Região Sudeste e nuvens carregadas crescem sobre todos os estados. A sensação é de abafamento.

 

A maioria das áreas do Sudeste tem um dia com períodos de sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes. Pouca chuva está sendo esperada para o norte capixaba, oeste de São Paulo e Triângulo Mineiro.

 

O extremo norte de Minas Gerais, região próxima à Bahia, tem dia com sol e tempo seco, sem chuva.

 

Ainda pode chover com moderada a forte intensidade em áreas do litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro, que já tiveram muitos transtornos nas últimas 48 horas por causa da chuva muito volumosa. O risco de queda de barreira permanece alto por causa do solo encharcado.

 

Risco de chuva forte na região das capitais Rio de Janeiro, Vitória e São Paulo

 


Região Centro-Oeste

 

Nuvens carregadas crescem sobre todos os estados do Centro-Oeste por causa do ar úmido e quente que predomina sobre a Região. 

 

Quase todo o Centro-Oeste tem um dia com sol, calor e várias pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes. 

 

Pouca chuva está prevista para o leste de Goiás  (divisa com Minas), Distrito Federal e para o Pantanal.

 


Região Nordeste

 

As condições para chuva continuam altas sobre o Nordeste. Além da presença das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical e do ar quente e úmido predomina pelo interior da Região. A água do mar com temperatura acima do normal ajuda a formar mais nuvens de chuva pelo litoral.

 

Quase todo o Nordeste tem um dia com períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora. Há risco de raios em todos os estados. Em toda a faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao Maranhão, a chuva será mais frequente e volumosa, podendo causar transtornos para a população.

 

Dia com sol e tempo seco, sem chuva, só no Vale do São Francisco, na Bahia 

 


Região Norte

 

Nuvens carregadas se formam sobre o Norte do Brasil por causa da grande disponibilidade de ar quente e úmido e a influência da Zona de Convergência Intertropical na costa norte do Brasil. 

 

Quase toda a Região Norte tem mais um dia com períodos de sol e muitas pancadas de chuva com raios. O tempo fica mais instável nesta sexta-feira e pode chover a qualquer hora, na maior parte da Região e há risco de chuva forte em todos os estados.

 

A chuva mais volumosa deve ocorrer no Amazonas, no Amapá e no Pará.

 


Alertas meteorológicos para  08/03/2024 -sexta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Aracaju, Maceió, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco.

 

Aviso especial: perigo de temporais e de chuva volumosa, com risco de raios e de ventania acima de 91 km/h na região serrana, litoral norte do Rio Grande do Sul, Grande Porto Alegre, região serrana de Santa Catarina e litoral sul catarinense, toda a faixa litorânea entre o Rio Grande do Norte e o sul do Amapá

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h em quase todo o Rio Grande do Sul (exceto no nordeste e sul do estado), em Santa Catarina (exceto na serra e litoral sul do estado), leste do Paraná, sul de São Paulo, região de Sorocaba, de Campinas e Mantiqueira, norte do Piauí, norte, centro, leste e oeste do Maranhão, Pará (exceto litoral, sul/sudeste do estado), Amapá, Amazonas (exceto sudoeste do estado)

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no sul do Rio Grande do Sul, interior do Paraná, oeste, centro e norte de São Paulo, estado do Rio de Janeiro (exceto região de Campos dos Goytacazes, de Resende e Volta Redonda, Grande Vitória e centro-sul Espírito Santo, Sul de Minas, Zona Da Mata Mineira, Vale do Rio Doce,  Mato Grosso do Sul  (exceto Pantanal), Goiás (exceto leste do estado), Mato Grosso (exceto Cuiabá, oeste e pantanal), litoral de Sergipe e de Alagoas, interior do Ceará e do Rio Grande do Norte, centro, leste e oeste do Piauí, sul do Maranhão, sudoeste do Amazonas, Rondônia, Acre, sul e sudeste do Pará, Tocantins (exceto leste do estado), centro, oeste e leste de Roraima .

 

Atenção para chuva moderada na região de Salvador e litoral norte da Bahia, leste de Pernambuco e da Paraíba

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias