Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ar seco no Centro-Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Uma grande massa de ar seco deve atuar sobre o Centro-Sul do país no decorrer desta semana. Nessas áreas a previsão é de dias ensolarados e de muito calor. As temperaturas devem ficar de 3ºC a 5ºC acima da média para o período.


Veja: Calor intenso marca os últimos dias do verão


A falta de chuva combinada ao calor, muitas vezes, resulta em ar seco. Grande parte do oeste gaúcho, de Santa Catarina, do Paraná, oeste paulista e sul de Mato Grosso do Sul, devem ter, a partir desta terça-feira, 11 de março, umidade relativa do ar abaixo dos 30%.


brasil_umidade_post

Mapa de previsão de baixa umidade do ar no Brasil nesta terça-feira, 11 de março de 2024. Fonte: Climatempo.


Cidades como Uruguaiana (RS), Chapecó (SC), Foz do Iguaçu (PR), Presidente Prudente (SP) e Ponta Porã (MS), são exemplos de onde a atenção à hidratação humana e animal deve ser redobrada.  

 

A umidade do ar ideal para a saúde humana compreende a faixa entre 50% e 80% de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa condição climática desfavorável pode provocar doenças respiratórias e outros sintomas.


No norte de Roraima, inclusive em Boa Vista, também há uma preocupação, no decorrer desta semana, com o ar seco. Além das cuidados com a saúde, pode aumentar os riscos de focos de incêndio. 


Veja também: Falta de chuva e El Niño reforçam risco de fogo em Roraima

 

GettyImages-1294407085

Imagem: GettyImages

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias