Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temperaturas elevadas afetam Brasil: até 40ºC.

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Uma nova onda de calor atua no Brasil, mantendo as temperaturas elevadas ao longo desta semana em vastas áreas do país. Chama atenção o fato de que as médias Climatológicas para o mês de março, que marcam o fim do verão, geralmente indicariam um período menos escaldante. Entretanto, este mês está sendo marcado por um calor intenso devido à atuação desta onda de calor.

Fonte: GettyImages

 

Temperaturas acima da média

 

O foco principal recai sobre a faixa oeste do Rio Grande do Sul, extremo oeste de Santa Catarina, extremo oeste do Paraná e faixa sul e oeste do Mato Grosso do Sul. Nessas áreas, as temperaturas devem variar entre 5ºC e 8ºC acima da média climatológica nos próximos dias, podendo atingir até 40ºC em pontos isolados, como Corumbá. Além dessas regiões, outras cidades merecem destaque por apresentarem temperaturas muito acima do normal.

 

Cidades em destaque

 

Algumas cidades que merecem destaque são:

 

Rio Grande do Sul: Alegrete, Barra do Quaraí, Itacurubi, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja e São Gabriel.


Santa Catarina: Belardo Luz, Caçador, Capinzal, Chapecó, Concórdia, Fraiburgo, Herval d'Oeste, Joaçaba, Maravilha, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Seara, Videira, Xanxerê e Xaxim.


Paraná: Anahy, Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Brasilândia do Sul, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Céu Azul, Corbélia, Diamante D´Oeste, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Foz Do Iguaçu, Francisco Alves, Guaíra, Iguatu, Iracema do Oeste, Itaipulândia, Jesuítas, Lindoeste, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste e Palotina.


Mato Grosso do Sul: Dourados, Naviraí-Mundo Novo, Nova Andradina, Ponta Porã, Amambaí, Corumbá, Jardim e Aquidauana-Anastácio.

 

Temperaturas médias em março

 

Ao analisarmos os mapas de média para março, principalmente no Rio Grande do Sul, as temperaturas variam entre 28ºC e 30ºC, com as regiões da faixa oeste atingindo temperaturas entre 30ºC e 32ºC, assim como na faixa sul e oeste do Mato Grosso do Sul. Portanto, espera-se que as temperaturas fiquem muito acima da normal, podendo chegar até 10ºC acima da média climatológica.

Figura 1: Médias climatológicas para o mês de março nos estados do Sul e Centro-Oeste do Brasil.

Fonte: Climatempo.

 

Quer saber as condições das culturas no campo e ficar por dentro da tendência do clima para sua região agrícola? Acompanhe nossas notícias no canal Agroclima da Climatempo. No site Agroclima você também pode conferir todos os conteúdos do podcast Agrotalk. Clique aqui

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias