Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Dia de temporal no Norte, Nordeste e no Rio Grande do Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

A última sexta-feira do verão 2024 promete ter muito calor e muitas pancadas de chuva pelo país. A onda de calor persiste sobre o centro-sul do Brasil e mantém as temperaturas muito acima do normal nesta sexta-feira especialmente no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

 

O ar úmido e quente predomina pelo interior do país e nuvens carregadas crescem em praticamente todos os estados. A passagem de uma frente fria pela costa do Rio Grande do Sul vai ajudar a formar as nuvens de chuva por lá.

 

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical estimulam o aumento da chuva sobre parte do Norte e do Nordeste do Brasil.

 

O outono começa oficialmente no dia de 20 de março, às 00h06, e se estende até às 17h51 do dia 20 de junho, pelo horário de Brasília.

 

Temporais no Sul, Norte e Nordeste na última sexta-feira do verão de 2024

 


Previsão do tempo para o Brasil para 15/03/2024 -sexta-feira

 

Região Sul

 

O ar úmido volta a entrar sobre o Sul do Brasil e com o calor intenso, as nuvens de chuva voltam a se formar. A passagem de uma frente fria pela costa gaúcha ajuda a formar nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul.


O Sul do Brasil continua muito quente. O interior do Paraná ainda pode ter temperaturas próximas dos 40°C. O sol aparece forte em todo o estado e também em Santa Catarina. Algumas pancadas de chuva devem ocorrer a partir da tarde no oeste e centro-sul catarinense, no sul, centro, oeste e leste do Paraná.

 

Por enquanto não chove na Grande Curitiba e nem no centro-leste do Paraná. O sol predomina o dia todo no Vale do Itajaí e no litoral catarinense.

 

 

Região Sudeste

 

O ar quente e seco predomina sobre parte do Sudeste e as condições para chuva diminuem em algumas áreas de todos os estados. As temperaturas estão em elevação em todos os estados.

 

No oeste e noroeste de SP, no Triângulo Mineiro e norte de MG, no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira, o sol aparece forte, faz calor desde cedo e algumas pancadas de chuva com raios podem ocorrer à tarde e em parte da noite. Mas a chuva não deve causar transtornos nestas áreas. 

 

O sol e o tempo seco, sem chuva, predominam nas demais regiões de São Paulo, de Minas Gerais, em todo o estado do Rio De Janeiro e no Espírito Santo. As capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória passam esta sexta-feira com sol forte e muito calor.


A cidade de São Paulo poderá ter a tarde mais quente já registrada em um dia de março.

 


Região Centro-Oeste

 

O ar úmido e quente predomina sobre a Região Centro-Oeste. A circulação de ventos sobre o Brasil leva mais umidade também para o  MS. O calor continua intenso neste estado.

 

O sol aparece forte por várias horas em todo o Centro-Oeste. Mas no decorrer do dia, com o calor intenso, as nuvens carregadas se formam e  provocam pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em toda a Região. Há chance de chuva moderada a forte.

 

A chuva mais frequente e forte deve ocorrer em Goiás e no leste de Mato Grosso.

 


Região Nordeste

 

O ar úmido e quente que está sobre o Nordeste e a proximidade da Zona de Convergência Intertropical formam nuvens carregadas em todos os estados do Nordeste. A água do mar com temperatura acima do normal ajuda a formar mais nuvens de chuva pelo litoral.

 

O tempo permanece muito instável em todo o Nordeste. As condições para chuva são altas. A Região Nordeste tem pancadas de chuva e períodos com sol. Há risco de raios e de chuva moderada a forte em áreas de todos os estados, a  qualquer hora. 

 

A chuva deve ser mais volumosa no Maranhão, Piauí e Ceará.

 

 

Região Norte

 

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical e o ar quente e úmido que predomina sobre o Norte do Brasil formam muitas nuvens carregadas sobre a Região.

 

As condições para chuva permanecem altas no Norte do Brasil e há risco de chuva moderada a forte em áreas de todos os estados da Região.

 

Praticamente toda a Região Norte tem uma sexta-feira com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora. 

 

A chuva deve ser mais frequente e volumosa no leste e nordeste do Pará, no Amapá, no noroeste, centro e sudeste do Amazonas.

 


Alertas meteorológicos para  15/03/2024 -sexta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Salvador, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho.

 

Aviso especial: perigo de temporais e de chuva volumosa, com risco de raios e de ventania acima de 91 km/h no litoral e norte do Ceará, no centro-norte do Piauí (inclui Teresina) e centro-sul e centro-leste do Maranhão. Alerta para muita chuva também na região de São Luís, Belém e Macapá

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no sul e sudoeste do Rio Grande do Sul, na região de Ilhéus e na Chapada Diamantina, na Bahia, no litoral do Rio Grande do Norte, interior do Ceará, litoral, sul e oeste do Maranhão, no Piauí (exceto no centro-norte do estado), sertão de Pernambuco,  norte do Tocantins, leste e nordeste do Pará, sul do Amapá, oeste, centro e sudeste e do Amazonas

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no Rio Grande do Sul (exceto serra, litoral norte, sul, sudoeste do estado), oeste de Santa Catarina, norte de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, norte da Bahia, Recôncavo Baiano e litoral norte da Bahia, sertão de Pernambuco e da Paraíba, interior do Rio Grande do Norte, norte do Tocantins, Pará (exceto nordeste e leste  do estado), Amapá (exceto sul do estado), extremo sul de Roraima, norte, leste e sul do Amazonas, centro-oeste do Acre e Rondônia.

 

Atenção com o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no interior de São Paulo

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias