Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Últimos dias de março com mais chuva no Norte e Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Ao longo do mês de março, as regiões da faixa norte e nordeste do Brasil foram marcadas por um aumento significativo na ocorrência de chuvas, fenômeno que é comum nessa época do ano. As tradicionais "águas de março" se fizeram presentes de forma vigorosa, trazendo consigo uma série de impactos para os estados dessas regiões.

Figura 1: Chuva no Maranhão. Fonte: GettyImages

Fatores meteorológicos

 

Diversos sistemas meteorológicos contribuíram para a intensificação das chuvas sobre a faixa norte e nordeste do Brasil durante o último mês. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), conhecida por sua influência na formação de chuvas na região, teve sua atividade exacerbada. Além disso, a presença de Ondas de Leste e a constante infiltração marítima colaboraram para a formação de grandes massas de nuvens carregadas, que resultaram em precipitações intensas.

 

Na faixa central dessas regiões, a formação de baixas pressões ao longo do mês atuou como um catalisador para a intensificação das chuvas. A combinação da alta umidade e do calor característicos dessas áreas favoreceu a formação de condições propícias para a ocorrência de tempestades.

 

Previsões para final de março

 

As previsões para os próximos dias indicam que o final de março manterá o padrão observado ao longo do mês, com chuvas abrangentes nas regiões norte e nordeste do Brasil.

 

Sábado (30)

 

Estados como Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Pará, Amapá e Amazonas devem permanecer sob a influência de muita nebulosidade e chuvas persistentes, com alertas para a possibilidade de temporais.

 

Domingo (31)

 

A condição de instabilidade persistirá em áreas como o Acre, Amazonas e litorais de estados como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, com alertas para temporais. Nas demais regiões, embora o sol deva aparecer, ainda há previsão de pancadas de chuva, especialmente no Maranhão, Roraima, Piauí, Ceará, Alagoas e Sergipe, com possibilidade de temporais.

 

Segunda-feira (01)

 

Destaca-se a migração da ZCIT sobre os estados da costa norte, o que manterá a condição de muita nebulosidade e chuvas em locais como o leste do Pará, leste do Amapá, Maranhão e oeste do Piauí, com alertas para temporais. Nas demais áreas, o sol seguirá predominando, mas com previsão de pancadas de chuva entre a tarde e a noite, com alertas especialmente para Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias