Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tempo instável: Sul do Brasil em estado de atenção

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

Uma sequência de frentes frias, acompanhada pela atuação de outros sistemas meteorológicos, mantém os estados do sul do Brasil em estado de alerta até o segunda-feira. A previsão indica que a chuva, iminente nesta quarta-feira à noite, ingressará primeiramente pelo Rio Grande do Sul, estendendo-se progressivamente pelos demais estados da região. Esse padrão meteorológico promete trazer uma sequência de dias chuvosos, com a estabilização dos sistemas ao longo do período.

Fonte: GettyImages

Agravamento das condições: Alerta para o final de semana

 

Entre quarta-feira e sexta-feira, duas frentes frias atravessaram os estados, contribuindo para o cenário de instabilidade. Contudo, as preocupações se intensificam para o final de semana, principalmente sobre Rio Grande do Sul e Santa Catarina devido à formação de uma baixa pressão sobre o Rio Grande do sul. Associada à alta variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera, essa condição meteorológica intensificará as chuvas ao longo de todo o período, elevando o risco de impactos severos.

 

Situação crítica na faixa sul do Rio Grande do Sul: chuvas acima da média

 

A preocupação na faixa sul do Rio Grande do Sul é ainda mais intensa devido aos índices pluviométricos excepcionalmente elevados registrados em março, principalmente nas áreas oeste, campanha e sul do estado. Em Uruguaiana, por exemplo, o volume de chuva atingiu impressionantes 426mm no mês anterior, mais do que o dobro da média histórica para março, que é de 193mm. Em Quaraí, os registros também foram significativos, alcançando 342mm, enquanto a média para o mês é de 126mm. A situação não é diferente em Santa Vitória, região mais próxima à fronteira sul do RS, que registrou 327mm de chuva em março, muito acima da média de 127mm para o período.

 

Previsão tempo detalhada para os próximos dias

 

Quarta-feira (03/04)

 

A primeira frente fria ingressará no estado a partir da noite, trazendo consigo a previsão de pancadas de chuva na faixa oeste, campanha e sul do Rio Grande do Sul. Alerta para possíveis temporais na faixa oeste e sul do estado. Entre a faixa central do Rio Grande do Sul e o norte do Paraná, o sol predominará sem chuva, com destaque para a faixa litorânea do Paraná e o litoral norte de Santa Catarina, onde podem ocorrer pancadas isoladas de chuva.

 

Quinta-feira (04/04)

 

A chuva avançará sobre o Rio Grande do Sul, atingindo também Santa Catarina e Paraná. Destaque para as regiões sul e campanha do Rio Grande do Sul, onde a condição será de muita nebulosidade e chuva ao longo do dia, devido ao ingresso de uma segunda frente fria à noite. Na faixa central do estado, incluindo a região metropolitana, prevê-se muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol. Na faixa norte, incluindo a região serrana, o sol predominará, com pancadas de chuva à tarde. Alerta para temporais nas faixas centro, oeste, campanha, sul e missões, com chuvas de moderada a forte intensidade. Nas faixas norte, serrana, metropolitana e vales, também são esperadas chuvas intensas.

 

Sexta-feira (05/04)

 

Uma segunda frente fria avançará com força em direção ao sudeste, resultando em condições de aberturas de sol e pancadas de chuva na faixa central e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro sul do Paraná. A nebulosidade será maior no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. Para as demais regiões, a chuva será em forma de pancadas devido ao deslocamento da frente fria.

 

Sábado (06/04)

 

A chuva persistirá, com destaque para as regiões oeste, campanha, central, missões e norte do Rio Grande do Sul, além do oeste de Santa Catarina. Na faixa central e leste do Paraná, prevê-se novas pancadas de chuva devido à forte variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera. As pancadas que chegam à tarde serão mais intensas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

 

Domingo (07/04)

 

A forte variabilidade dos ventos contribuirá para a formação de uma baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, aumentando o risco de tempestades, especialmente nas regiões central e norte do estado. Em Santa Catarina, a condição será de muita nebulosidade e chuva, com alerta para temporais na faixa central e sudeste. No Paraná, destaque para a faixa sudoeste do estado, onde são esperadas chuvas. Para o restante do estado, não há previsão de chuva.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias