Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Compreendendo o Alerta: Fatores por trás da chuva no Sul domingo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Neste domingo, os olhos se voltam para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde um alerta para elevados volumes de chuva está em vigor. Segundo projeções dos modelos meteorológicos, algumas regiões desses estados podem receber mais de 100mm de chuva em pouco tempo.

Fonte: GettyImages

Fonte: GettyImages

Combinação de sistemas meteorológicos

 

Essa situação é resultado da combinação de diversos sistemas meteorológicos, um fenômeno observado ao longo dos anos e que tem se mostrado responsável por chuvas intensas em curtos períodos. Recentemente, vimos exemplos disso no litoral de São PauloRio De Janeiro e Espirito Santo.

 

Condições meteorológicas atuais

 

Neste domingo, a formação de uma área de baixa pressão, sobre o Rio Grande do Sul, aliada à forte variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera, chama a atenção dos meteorologista. Essa conjunção de fatores já foi responsável por eventos de chuvas intensas em outras ocasiões nos estados do sul, e o alerta desta vez não poderia ser ignorado.

 

Impactos previstos

 

Como podemos observar nas projeções meteorológicas, algumas regiões da faixa oeste, campanha, central, vales e região metropolitana do Rio Grande do Sul têm previsão de receber mais de 150mm de chuva apenas no domingo. É importante ressaltar que a faixa central e oeste do Rio Grande do Sul já foi fortemente afetada por chuvas volumosas em curtos períodos recentemente.

Fonte: <a href='https://www.climatempo.com.br/' >Climatempo</a>

Fonte: Climatempo

Preparação e atenção necessárias

 

Diante dessa convergência dos modelos meteorológicos, toda atenção é necessária. Recentemente, vimos no estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo uma forte convergência dos modelos meteorológicos em relação aos volumes de chuva, e os resultados se confirmaram. Assim, é fundamental que a população e as autoridades estejam preparadas para lidar com possíveis impactos decorrentes dessas condições meteorológicas adversas.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias