Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva de abril em Salvador já está 40% acima da média

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O mês de abril começou com muita chuva sobre o Brasil. Com a grande disponibilidade de ar quente e úmido que ainda existe sobre o país, as nuvens carregadas estão se formando facilmente e provocam chuva frequente, muitas vezes com forte intensidade.


Em apenas 9 dias, algumas capitais brasileiras acumularam mais da metade da média normal de chuva para o mês de abril. Em Salvador, com os temporais desta semana, o volume de chuva já superou a média histórica para este mês.

 

Nuvens carregadas sobre Salvador, BA (Foto de Jamile dos Santos)

 

Chuva de abril em Salvador já está 40% acima da média


Pela medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia, do dia 1 de abril até 17 horas do dia 9 choveu 400,8 mm em Salvador. Isto representa cerca de 40% de chuva acima da média normal para abril, que é de 285 mm. Na escala anual, abril tem a segunda maior média de chuva na região de Salvador, abaixo apenas de maio que tem média de 302 mm.

A capital baiana já está tendo o abril mais chuvoso desde 2022 quando choveu 420,9 mm. Mas com previsão de chuva de mais chuva até o fim do mês, esta marca de 2022 será superada facilmente e vai se aproximar dos 545,5 mm observados em abril de 2020.


Em Goiânia, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 97,4 mm do início de abril até 9 horas do dia 9 deste mês. A média normal de chuva para abril é de 138 mm. Em abril de 2023 choveu 165,4 mm.


Em Belo Horizonte, choveu 56,6 mm nos primeiros 9 dias de abril, sendo que a média normal para este mês é de 82 mm, aproximadamente.


Em Teresina, a média de chuva para abril é de 265 mm e já choveu 211,4 mm em 9 dias. O ano passado, choveu 349 mm durante todo o mês de abril.


Outra capital que também teve fortes pancadas de chuva este mês foi Campo Grande. Em 9 dias, o Instituto nacional de meteorologia contabilizou aproximadamente 74 mm de chuva, sendo que a média normal para abril é de 90 mm.

 

Brasil no modo verão


O outono começou só no calendário. Na prática, o Brasil ainda está no modo verão, com muita umidade. Confira o comentário da meteorologista da Climatempo sobre a expectativa de chuva no país nos próximos dias.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias