Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Temporais devem avançar sobre Santa Catarina

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Temporais devem avançar sobre Santa Catarina

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Altos volumes acumulados foram registrados nestes últimos dias sobre o Rio Grande do Sul. Os temporais já ocasionaram diversos transtornos. A preocupação dos moradores de Santa Catarina é se essa chuva deve avançar sobre o estado. Confira a previsão.

     

    O avanço de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul vai provocar chuva intensa e volumosa sobre Santa Catarina, a partir da madrugada desta quinta-feira, 2 de maio. O dia vai começar com muitas nuvens e há possibilidade de pancadas a qualquer momento em áreas do centro-sul e no oeste da região. Nas cidades de São Miguel do Oeste e Chapecó, por exemplo, a situação é de perigo em função da chuva extrema que pode ocasionar transtornos. Já no litoral e na capital, Florianópolis, as instabilidades devem avançar a partir da tarde com volumes menos expressivos. 

     

    sul_risco_lintv (2)

    Mapa de risco de temporais no Sul do Brasil nesta quinta-feira, 2 de maio. Fonte: Climatempo.


    Na sexta-feira (03), as instabilidades persistem sobre Santa Catarina, mantendo a condição de chuva volumosa em cidades como Criciúma, Lages, Caçador, Xanxerê e Concórdia. Além da condição de chuva intensa e volumosa, em todo o período também são esperados temporais com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. O litoral também deve ter fortes pancadas.


    De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, os acumulados entre a quinta (02) e a sexta-feira (03) devem variar entre 150 e 200 mm no Extremo Oeste, Oeste e em áreas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul que fazem divisa com o RS, podendo pontualmente superar estes valores. Nas áreas em laranja no mapa abaixo, desde o Alto Vale do Itajaí até a Grande Florianópolis, os volumes devem ficar em torno dos 100 mm.

     

    1

    Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

     

     

    Com essa chuvarada, é importante destacar o risco para ocorrências de alagamentos, enxurradas, deslizamentos e queda de galhos e árvores. Não é recomendado a prática de atividades ao ar livre. Evite áreas sujeitas a alagamentos em prol de segurança. 

     

     

    GettyImages-1473191970

    Imagem: GettyImages

     

     

    Chance de transbordamento de rios

     

    A Defesa Civil de SC também apontou em nota que os eventos de inundação também são esperados. Principalmente para o Rio Uruguai em municípios de divisa com o Rio Grande do Sul, como Itapiranga, Mondaí, Palmitos e Águas de Chapecó, além de municípios próximos aos Rios Chapecó, Chapecózinho e do Peixe. E na bacia do Rio Canoas o risco é menor mas ainda existe, sobretudo nos municípios de Lages e Otacílio Costa.


    2

    Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias