Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais no Sul e calor atípico em grande parte do país.

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

A chuva que retorna forte sobre o Rio Grande do Sul e o aumento do calor no Sudeste e no Centro-Oeste são destaques da previsão para esta quarta-feira, 22 de maio. Mas a chuva frequente, e com moderada a forte intensidade, que caia no litoral da Bahia e de Sergipe também merece atenção no decorrer do dia.

 

 

Brasil tem temporal, sol forte e calor nesta quarta-feira (Foto: Getty Images)


Região Sul

 

A chuva dá uma trégua em parte do Sul do Brasil. O Paraná, todas as áreas de Santa Catarina e o centro-norte do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, a região Serrana e o Vale do Taquari, terão uma quarta-feira com muito sol e até calor.

 

Calor atípico

Em Porto Alegre, a temperatura poderá chegar aos 30°C, cerca 7°C acima do normal para um dia de maio. No norte e noroeste do Paraná, a temperatura vai passar dos 31°C.


Mas no sul gaúcho, o dia é de alerta para mais temporais e chuva muito volumosa, que pode agravar a situação cidades que já foram alagadas por causa da cheia da lagoa Mirim e do nível recorde do canal São Gonçalo. (Livia, veja o mapa de risco de temporais)


Ventos quentes e úmidos vindos do Norte do Brasil vão ajudar a baixar a pressão atmosférica entre o Paraguai e o litoral do Rio Grande do Sul e até a noite desta quarta-feira, um novo ciclone extratropical vai se formar na costa gaúcha. Durante a formação deste ciclone, nuvens bastante carregadas vão se espalhar entre o centro do Rio Grande do Sul e a fronteira com o Uruguai, provocando os temporais.

 

Além da chuva forte, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para o risco de queda de granizo, raios e ventania no centro-sul gaúcho ( Oeste, Campanha, Missões, Centro e Sul). As chuvas serão mais intensas na Campanha e Sul gaúcho, trazendo acumulados entre 80 e 130 mm/dia.

 

 

Regiões Sudeste e Centro-Oeste

 

Já no Sudeste e no Centro-Oeste o que vai predominar ainda é o efeito de um grande e forte sistema de alta pressão atmosférica. O centro deste sistema, que os meteorologistas analisam em torno de 5 km de altitude, foi deslocado para centro-leste de Minas Gerais, mesmo assim, ainda deixa o ar seco em praticamente todas as áreas destas duas regiões.

 

Esta quarta-feira promete sol forte e calorão à tarde em todo o Centro-Oeste e na maioria das áreas do Sudeste. Só tem previsão de algumas poucas pancadas de chuva para o litoral do Espírito Santo.

 

Calor acima do normal

E o calor também vai chamar a atenção. Cuiabá, Goiânia e Campo Grande estão entre as cinco capitais mais quentes do país nesta quarta-feira. E em São Paulo, a temperatura sobe de novo e vai ficar perto dos 30°C . A máxima prevista é de 29°C, 6°C acima do que seria normal para maio.

 

 

Região Nordeste

 

No Nordeste, atenção novamente para as áreas litorâneas no maranhão, Sergipe e na Bahia. As pancadas de chuva pode ser moderadas as fortes, incluindo as capitais Salvador, Aracaju e São Luís.

 

O litoral sul da Bahia fica e alerta para temporais e o litoral de Alagoas até a Paraíba pode ter momentos com chuva moderada.


Algumas pancadas de chuva com pouco volume, que não vão causar transtornos, podem ocorrer na Chapada Diamantina e no norte da Bahia, no sertão de Pernambuco e no Ceará.


O oeste da Bahia e o centro-sul do Piauí ficam entre as regiões mais secas do país nesta quarta-feira.

 

 

Região Norte

 

Na Região Norte, a quarta-feira é com predomínio de sol no decorrer do dia no Acre, e Rondônia, no sul do Pará e em quase todo o Tocantins. Pode chover no extremo norte do Tocantins.


Nas demais áreas do Norte do Brasil, o sol também vai aparecer, mas tem previsão de pancadas de chuva com raios, em geral à tarde e à noite. A chuva pode ser moderada a forte no centro-norte e no leste do Amazonas, no norte do Pará, no Amapá e em Roraima.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias