1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Formação de ciclone no mar causa temporais no Sul
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Formação de ciclone no mar causa temporais no Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

Mais um episódio de chuva forte no começo da semana nos três estados da Região Sul do Brasil. Nesta segunda-feira, 27, instabilidades associadas ao processo de formação de um ciclone extratropical no oceano, próximo à costa, irá favorecer muitas nuvens carregadas na faixa leste da Região e é alto o risco de temporais com raios e rajadas de vento forte. 

 

O tempo vai ficar mais encoberto novamente sobre o sul, leste, Serra, região dos Vales e litoral do Rio Grande do Sul, assim como a região de Porto Alegre. A condição de temporais é alta, entretanto, não há indicativo de volumes extremos. Os maiores acumulados, ficam concentrados no litoral sul e norte, com cerca de 50mm previstos. Grande Porto Alegre pode receber cerca de 40mm no decorrer desta segunda.

 

Desta vez, a chuva também aumenta em Santa Catarina e no Paraná. O risco de temporais é alto para o leste e litoral dos dois estados. Regiões como Florianópolis, Rio do Sul, Criciúma, Chapecó, Curitiba, Guarapuava e Paranaguá, ficam no risco de chuva persistente e forte.

 

Confira abaixo o mapa de risco para esta segunda-feira: 

 

 sul_risco_feed

Risco de temporais - Climatempo

 

A Climatempo alerta para o risco de alagamentos e enxurradas pontuais, danos na rede elétrica, destelhamentos e queda de galhos de árvores.

 

No decorrer da terça-feira (28), este ciclone dará origem a uma nova frente fria, que se deslocará de forma rápida para o Sudeste. Conforme o sistema se desloca a chuva começa a perder força, principalmente no estado paranaense. Algumas áreas entre oeste e sul de Santa Catarina, ainda terão condição de garoa, assim como Vale, Serra e região central do RS. O litoral do estado gaúcho e a Grande POA, podem começar ainda a terça com chuva fraca a moderada, mais, a instabilidade perde força até à noite.

 

Chuva diminui e frio continua

 

Na quarta-feira (29), véspera de feriado, a condição de chuva diminui já em grande parte da Região. Pode chover apenas de maneira fraca e mais pontual no litoral sul de SC e no litoral norte gaúcho, devido à entrada de um pouco de umidade. O que vai novamente chamar atenção é a queda brusca nas temperaturas com um amanhecer gelado e condição para geada em algumas cidades mais ao sul do Paraná, planalto e serra de Santa Catarina. Todas as demais áreas do Sul do Brasil e as capitais, ficam sem chuva. A quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, vai ser marcada por tempo firme e muito frio, mesmo com a presença do sol. O risco de geada na quinta, aumenta, na Serra gaúcha e o dia pode começar com névoa/nevoeiro em Porto Alegre. Até o final da semana a condição de tempo firme deve se manter, mais ainda com manhãs bem frias e tardes com temperaturas mais baixas. 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias