Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Formação de ciclone no mar causa temporais no Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

Mais um episódio de chuva forte no começo da semana nos três estados da Região Sul do Brasil. Nesta segunda-feira, 27, instabilidades associadas ao processo de formação de um ciclone extratropical no oceano, próximo à costa, irá favorecer muitas nuvens carregadas na faixa leste da Região e é alto o risco de temporais com raios e rajadas de vento forte. 

 

O tempo vai ficar mais encoberto novamente sobre o sul, leste, Serra, região dos Vales e litoral do Rio Grande do Sul, assim como a região de Porto Alegre. A condição de temporais é alta, entretanto, não há indicativo de volumes extremos. Os maiores acumulados, ficam concentrados no litoral sul e norte, com cerca de 50mm previstos. Grande Porto Alegre pode receber cerca de 40mm no decorrer desta segunda.

 

Desta vez, a chuva também aumenta em Santa Catarina e no Paraná. O risco de temporais é alto para o leste e litoral dos dois estados. Regiões como Florianópolis, Rio do Sul, Criciúma, Chapecó, Curitiba, Guarapuava e Paranaguá, ficam no risco de chuva persistente e forte.

 

Confira abaixo o mapa de risco para esta segunda-feira: 

 

 sul_risco_feed

Risco de temporais - Climatempo

 

A Climatempo alerta para o risco de alagamentos e enxurradas pontuais, danos na rede elétrica, destelhamentos e queda de galhos de árvores.

 

No decorrer da terça-feira (28), este ciclone dará origem a uma nova frente fria, que se deslocará de forma rápida para o Sudeste. Conforme o sistema se desloca a chuva começa a perder força, principalmente no estado paranaense. Algumas áreas entre oeste e sul de Santa Catarina, ainda terão condição de garoa, assim como Vale, Serra e região central do RS. O litoral do estado gaúcho e a Grande POA, podem começar ainda a terça com chuva fraca a moderada, mais, a instabilidade perde força até à noite.

 

Chuva diminui e frio continua

 

Na quarta-feira (29), véspera de feriado, a condição de chuva diminui já em grande parte da Região. Pode chover apenas de maneira fraca e mais pontual no litoral sul de SC e no litoral norte gaúcho, devido à entrada de um pouco de umidade. O que vai novamente chamar atenção é a queda brusca nas temperaturas com um amanhecer gelado e condição para geada em algumas cidades mais ao sul do Paraná, planalto e serra de Santa Catarina. Todas as demais áreas do Sul do Brasil e as capitais, ficam sem chuva. A quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, vai ser marcada por tempo firme e muito frio, mesmo com a presença do sol. O risco de geada na quinta, aumenta, na Serra gaúcha e o dia pode começar com névoa/nevoeiro em Porto Alegre. Até o final da semana a condição de tempo firme deve se manter, mais ainda com manhãs bem frias e tardes com temperaturas mais baixas. 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias