Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Previsão de geada: chuva perde força e frio aumenta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

 

A formação de uma segunda frente fria na altura do Sudeste irá reforçar o ar mais frio em muitos estados do centro-sul do país, derrubando as temperaturas nos três estados da Região Sul, em Mato Grosso do Sul, São Paulo, no sul de Minas e até mesmo no estado do Rio De Janeiro

 

O mês de maio, que começou com temperaturas acima da média em muitas Regiões, vai terminar com queda significativa de temperaturas mínimas e máximas e possibilidade para recorde de frio em algumas capitais. 

 

GettyImages-868098786

Foto: Getty Images

 

 

Preparem os casacos e cachecóis, porque o frio vem e com força!


A reta final do mês de maio e o começo do mês de junho serão marcados por este ar polar derrubando as temperaturas. Áreas da Região Sul, como serra e planalto do RS, SC e PR, com possibilidade de formação de geada ao longo dos próximos dias.

 

Paraná: Possibilidade de recorde de frio em Curitiba com mínima prevista de 5 °C - pode ter geada em alguns pontos menos urbanizados na RMCT já nesta madrugada e começo de manhã de quarta. Ivaí e Campo Morão, com condições para geada, com mínima prevista de 4 °C. As temperaturas mais baixas do estado são previstas para General Carneiro e Inácio Martins, onde tem possibilidade de temperatura negativa com −1 °C.

 

Santa Catarina: A maioria do interior do estado, terá temperatura mínima abaixo dos 10 °C. As mais baixas vão se concentrar na Serra e no centro-oeste do estado. Nos pontos mais altos da Serra, a temperatura ficará abaixo dos 5 °C - mas, nestas áreas podemos começar o dia com o céu mais nublado e chance de chuviscos; por causa disso, não tem expectativa de geada. O fenômeno fica mais restrito, nesta quarta, as regiões que fazem divisa com o sul do PR, onde a temperatura também pode ficar em torno ou abaixo dos 4 °C. Em Campos Novos, a mínima prevista é de 6 °C e em Chapecó, de 7 °C

 

Confira abaixo a condição de geada para este amanhecer de quarta-feira (29): 

 Imagem do WhatsApp de 2024-05-28 à(s) 12.02.52_58b87e36

Previsão de geada, para quarta-feira, 29 de maio de 2024. Fonte: Climatempo

 

O fenômeno pode ser registrado, também em cidades do sul de Mato Grosso do Sul e do sudoeste e parte do oeste paulista onde o amanhecer pode começar com temperaturas em torno ou abaixo dos 5°C!

 

Grande parte das capitais do Sul e sudeste com chance de recordes de dias mais frios do ano nos próximos dias. Curitiba com mínima prevista de 5 °C também na quinta-feira, 30 de maio. Até mesmo São Paulo, pode ter recorde com mínima prevista de 9 °C para esta quarta (29). E as tardes continuam geladas!

Lembrando que a onda de calor vai atuar até o final do mês de maio, como indicado no mapa e o frio segue ainda no decorrer do primeiro final de semana de junho - que será de tempo aberto e firme na maioria dos estados do centro-sul do Brasil, entretanto com madrugadas ainda frias e tardes com temperaturas baixas.

 

Imagem do WhatsApp de 2024-05-28 à(s) 12.06.25_a2ead610

 

A partir de quinta-feira (30), a condição de geada diminui em MS, mas pode ocorrer de forma pontual na Serra da Mantiqueira entre SP e o extremo sul de MG, no Sul, a área fica mais restrita ao sul do PR e ao centro-sul, planalto e serra de SC e aumenta a condição para o registro do fenômeno na Serra e na região dos Vales no Rio Grande do Sul.

 

Imagem do WhatsApp de 2024-05-28 à(s) 12.02.52_9b890541

Previsão de geada, para quinta-feira, 30 de maio de 2024. Fonte: Climatempo

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias