1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Diferenças entre tornado e tromba d água: O caso da Sicília
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Diferenças entre tornado e tromba d água: O caso da Sicília

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Recentemente, um incidente trágico na Sicília, Itália, chamou a atenção do mundo. Um iate de luxo virou e afundou devido à ocorrência de uma tromba d'água, resultando na morte de uma pessoa e deixando outras desaparecidas. Mas o que exatamente é uma tromba d'água, e como ela se diferencia de um tornado, fenômeno mais conhecido?

 

Fonte: GettyImages

Tromba d´água sobre o mar (Fonte: Getty  Images)

 

Tornados e trombas d'água: Semelhanças e diferenças

 

Tanto os tornados quanto as trombas d'água são colunas de ar em rotação rápida, mas ocorrem em ambientes diferentes. Enquanto os tornados se formam sobre a terra, causando destruição com ventos que podem ultrapassar 300 km/h, as trombas d'água se desenvolvem sobre corpos d'água, como lagos, rios e mares.

 

Uma tromba d'água é, essencialmente, uma nuvem funil que se estende da base de uma nuvem até a superfície da água. Seu formato é muito semelhante ao de um tornado, o que frequentemente leva à confusão entre os dois fenômenos. No entanto, a tromba d'água tende a ser menos intensa e, geralmente, causa danos mais pontuais.

 

Existem dois tipos de trombas d'água: não tornádicas e tornádicas. As trombas d'água não tornádicas se formam a partir da superfície da água, desenvolvendo-se em direção à nuvem. Este tipo é mais comum e geralmente menos destrutivo. Já as trombas d'água tornádicas, como o nome sugere, têm uma formação similar à de um tornado, mas ocorrem sobre a água. Elas podem ser tão intensas quanto os tornados terrestres e causar sérios danos, como o ocorrido na Sicília.

 

O incidente na Sicília

 

No caso específico da Sicília, a tromba d'água que atingiu a região foi de uma intensidade rara, semelhante a um tornado. A força dos ventos foi suficiente para virar um iate de luxo, que estava ancorado próximo à costa. Este fenômeno é considerado raro no Mar Mediterrâneo, onde trombas d'água e tornados não são comuns, o que pegou muitas pessoas de surpresa.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias