Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frio abaixo de zero no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O ar frio de origem polar foi sentido com muita força sobre o Sul do Brasil na madrugada da segunda-feira, 3 de julho. As serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina voltaram a registrar temperaturas abaixo de zero.

 

A menor temperatura no Brasil e em Santa Catarina foi 1,9°c abaixo de zero em Rio Rufino, pela medição do Epagri-Ciram*. No Rio Grande do Sul, a menor temperatura foi 1,0°C abaixo de zero em Bom Jesus, na serra gaúcha. O frio intenso permitiu a formação de geada em várias áreas destes estados.

O ar polar será sentido durante toda a semana no Sul do Brasil, mas enfraquecendo gradualmente. Ainda pode gear nesta terça-feira no Sul.

 

Confira as cidades onde a temperatura ficou abaixo de zero em 3 de julho de 2017

 

Rio Rufino (SC): -1,9°C

Bom Jesus (RS): -1,0°C

Vacaria/BASF (RS) : -0,4°C

Bom Jardim da Serra (SC): -0,1°C

Bom Retiro (SC): -0,1°C

 

 

Beleza do gelo em São Joaquim (SC)

Uma estação meteorológica localizada na região Santo Antão, em São Joaquim, conhecido como "Caminho das Neves", a temperatura chegou a 5,4°C abaixo de zero. Os campos nos arredores de São Joaquim voltaram a registrar geada. Confira as belas imagens.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ranking do frio abaixo de zero

Com 17 cidades com temperatura negativa e a mínima de 4,8°C abaixo de zero em Urupema (SC), no dia 2 de julho, esta massa polar que chegou ao Brasil no início de julho pode ser considerada a terceira mais forte do ano até agora.

Veja como está o ranking do frio abaixo de zero no Brasil em 2017

 

 

 

O termômetro do Ranking do Frio no Brasil 2017 só marca temperaturas abaixo de zero. Quanto mais frio, mais negativo, mais para baixo. As temperaturas negativas ficam do lado direito do termômetro, no meio a data e do lado esquerdo, a quantidade de locais que registraram temperaturas abaixo de zero. A temperatura que aparece ao lado de cada dia é o menor valor observado neste dia. São consideradas as medições feitas pelo INMET* e pelo EPAGRI/CIRAM*, que podem ser facilmente verificadas por qualquer pessoa que tenha acesso a internet.

Este termômetro será atualizado sempre que ocorrer alguma temperatura abaixo de zero medida por estas instituições.

 

*EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/ CIRAM - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

INMET - Instituto Nacional de Meteorologia

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias