Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Onde pode nevar no BR no dia 17 de julho?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi - Agência São Joaquim Online, São Joaquim/SC

6 min de leitura

Oferecido por

Atualizado às 17h00 do dia 15 de julho de 2017

 

Ao longo da semana simulações atmosféricas específicas para neve feitas por supercomputadores indicaram a possibilidade de nevar no Sul do Brasil na próxima segunda-feira, 17 de julho. A possibilidade de nevar está sendo considerada por causa de uma massa de ar de origem polar extremamente forte que avança sobre o centro-sul da América do Sul nos próximos dias.

 

No decorrer da semana, a área com chance de neve aumentou e está sendo indicada não apenas para cidades catarinenses onde o fenômeno costuma ocorrer, como São Joaquim, Urubici e Urupema, mas também para cidades de menor altitude da serra e do planalto gaúcho e das regiões de planalto no sul e no norte de Santa Catarina. A chance de nevar em cidades como Palmas e União da Vitória, no sul do Paraná não pode ser completamente descartada. Além da neve há chance também de fenômenos como chuva congelada e sincelo.

 

Confira o mapa da possibilidade de neve no Sul do Brasil para 17 de julho de 2017

 

 

 

 

Onda de frio de 17 de julho deve ser a mais forte de 2017

 

 

Só um dia de neve

A chance de nevar é apenas para o dia 17 de julho de 2017. O fenômeno pode começar já pela manhã, mas as condições são maiores durante a tarde e à noite, a medida que a atmosfera vai ficando cada vez mais gelada. Não há condições para nevar no dia 16 porque o ar ainda não estará suficientemente frio e nem úmido sobre o Sul do Brasil para que haja a formação de nebulosidade e de cristais de gelo.

O dia 17 é "o" dia da neve porque é neste dia que o centro da forte massa de ar de origem polar estará no norte da Argentina, e começa a injetar o frio intenso sobre o Sul do Brasil, e é quando teremos muita umidade na Região. Não basta estar muito frio. É preciso ter umidade para formar as nuvens.

O centro de uma massa polar é a região mais fria. No dia 17, o frio intenso será a bola na marca do pênalti, o Sul do Brasil o gol e o goleiro estará fora da sua posição para tentar a defesa. No dia 18 de julho, a bola entra com tudo e mais 100 sobre o Sul do Brasil. Frio indefensável, que vai fazer a Região Sul congelar! No dia 18 teremos geada forte e temperaturas negativas no Sul e não mais as condições para nevar.

 

 

 

Neve na província de Buenos Aires

Antes de chegar ao Brasil, esta forte onda de frio põe a maioria das áreas da Argentina dentro do freezer. No dia 16 de julho e na madrugada de 17 de julho, o ar gélido estará passando sobre a província de Buenos Aires e entra também sobre o Uruguai. O serviço nacional de meteorologia da Argentina emitiu na sexta-feira, 14, um aviso especial alertando para a possibilidade de nevar em áreas mais elevadas da província de Buenos Aires que ficam no sul/sudoeste da região. A região da cidade de Buenos Aires não deve ter condições para neve. 

 

Para o Uruguai, as simulações atmosféricas específicas para neve indicam a possibilidade de ocorrência do fenômeno entre a madrugada e manhã do dia 17 de julho.

 

 

Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi - Agência São Joaquim Online, São Joaquim/SC

Neve em Santiago, capital chilena, registra neve histórica

A massa de ar polar já mudou o tempo no Chile. Nevou em áreas de Santiago onde não se via a mais de 40 anos. A última vez que o fenômeno foi registrado na comuna de Maipú, uma das 32 comunas que compõe a cidade de Santiago, havia sido em 21 de julho de 1971.  A imprensa local afirma que não ocorria um fenômeno dessa magnitude há 10 anos.

 

Mas o espetáculo também trouxe problemas para o país. Segundo a empresa de distribuição de energia que atende o Chile, 202.00 pessoas estão sem luz por causa da neve.

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias