Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sudeste tem semana típica de verão

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Alessandro de Abreu, Pedreira (SP)

5 min de leitura

Oferecido por

A maioria das áreas da Região Sudeste do Brasil passa a última semana de 2017 com condições típicas de verão: sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite, com risco de temporais. Chuva mais frequente será no estado de São Paulo e o calor é destaque nas capitais Rio De Janeiro, em Belo Horizonte e em Vitória

 

Nesta terça-feira, 26 de dezembro, uma frente fria se afasta no mar na altura do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Mas esta frente fria não tem força para vencer o sistema de alta pressão atmosférica conhecido como ASAS - Alta Subtropical do Atlântico Sul, que vai predominar em grande parte do Sudeste nas próximas 48 horas.

 

A influência do sistema ASAS será forte nesta terça e também na quarta-feira, 27 de dezembro, nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Como toda alta pressão atmosférica, a ASAS reduz o nível de umidade, o que causa a diminuição da nebulosidade e também da frequência das pancadas de chuva. Menos nuvens e pouca chuva nesta época significam muitas horas com sol forte e calorão!

 

Até a quarta-feira, o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo ficam sem chuva. Nas outras áreas destes estados e no Rio de Janeiro, o sol também vai aparecer forte, mas há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Embora de curta duração, algumas destas pancadas de chuva podem ser fortes e com ventania. Em Bambuí (MG), uma rajada de vento chegou aos 81 km/h na tarde do dia de Natal. Em Guarda-Mor choveu cerca de 25 mm em apenas 1 hora. No centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, as condições para chuva aumentam a partir de quinta-feira com o enfraquecimento da ASAS.

 

Muita chuva para São Paulo

Já em São Paulo, as condições para chuva são maiores em relação aos demais estados do Sudeste. O estado de São Paulo vai sentir a influência de uma forte área de baixa pressão atmosférica que fica entre o Paraguai e o norte da Argentina. Esta baixa pressão vai gerar muitas áreas de instabilidade que se espalham sobre o Sul do Brasil e sobre o Mato Grosso do Sul, mas parte das nuvens carregadas chega a São Paulo trazendo temporais. Além disso, o calor e o excesso de umidade facilitam a formação destas nuvens sobre São Paulo. A chuva será frequente em São Paulo até o fim da semana e com risco de temporal inclusive na região da cidade de São Paulo.

A semana segue abafada em São Paulo, com muitas nuvens e pancadas de chuva especialmente à tarde e à noite, com alguns períodos com sol ou apenas o mormaço.

 

Córregos transbordam em São Paulo com temporais no dia de Natal 

 

 

Foto de Alessandro de Abreu, Pedreira (SP)

 

Calorão

O calor vai chamar atenção em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Com várias horas de sol forte e pouca chuva, a temperatura fica bastante elevada e supera os 34°C em muitas áreas destes estados nos próximos dias. Veja como fica a temperatura nas capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória.

O Norte do RJ foi um dos locais mais quentes no BR no Natal e a cidade do Rio e Janeiro foi a capital mais quente, com máxima de quase 36°C.

 

 

Foto de Clara Dias, Rio de Janeiro (RJ)

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias