Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Estiagem começou no sul da Região Norte

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Gleive Marcio Rodrigues, Palmas (TO)

4 min de leitura

Oferecido por

Recorde de calor em Palmas (TO)

 

Com pouca nebulosidade, sem chuva e o sol forte o dia todo, o estado do Tocantins vem sendo uma das regiões mais quentes do Brasil nas últimos dias. As duas maiores temperaturas ontem no país foram no estado: Porto Nacional, com 36,6°C (igualou a Sonora, em Mato Grosso do Sul) e em Palmas, a capital do Tocantins, que registrou 36,5°C.

 

A tarde de 7 de maio foi a mais quente do ano até agora em Palmas. O recorde anterior era de 36,4°C, em 30 de abril.   As medições foram do Instituto Nacional de Meteorologia. Desde meados de abril, quando a chuva rareou, o calor só vem aumentando em Palmas e em todo o Tocantins. Segundo o INMET, do dia 15 de abril até 8 de maio choveu em apenas 4 dia em Palmas.

 

 

Foto de Gleive Marcio Rodrigues, Palmas (TO)

 

Estiagem começou no sul da Região Norte

O que está ocorrendo no Tocantins neste início de maio é normal. O estado começou a sentir o início do longo período normal de estiagem que começa durante o outono e se prolonga até o começo da primavera.  As pancadas de chuva que ocorriam quase todos os dias durante o verão, e muitas vezes com forte intensidade, serão cada vez mais raras até a primavera chegar. O calor é constantes e aumenta nos próximos meses até passar dos 40°C antes da chuva recomeçar.

 

Além do calor intenso, todos os dias, a população do Tocantins também começa a sofrer com a baixa umidade do ar e a poluição. Sem a chuva, a poeira fica em suspensão. Níveis de umidade no ar de 20% a 30%, até mesmo abaixo dos 20%, são comuns no período de estiagem.

Situação semelhante já começa ser observada também  no sul do Pará e aos poucos será notada por todo o sul da Região Norte.

 

Previsão de chuva

Pelo menos até o próximo domingo, o sol forte o tempo seco predominam sobre o Tocantins. Há previsão e algumas pancadas de chuva apenas para o norte do estado. A chance de chover em Palmas é baixa.

 

Chuva forte no PA e AP

As nuvens carregadas da Zona de Convergência Intertropical continuam sobre o extremo norte do Brasil e provocam chuva frequente nos próximos dias sobre o norte do Pará, Amapá e Roraima. Até o domingo, há risco de chuva forte e volumosa inclusive sobre as capitais Belém, Macapá, Manaus e Boa Vista.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 horas do dia 7 e 9 horas de 8 de maio (horário de Brasília), choveu 93,7 mm em Belém e 101,0 mm em Cametá, no Pará.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias