Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana de muito calor Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Ziel Silva, Rio de Janeiro (RJ)

4 min de leitura

Oferecido por

Um sistema de alta pressão atmosférica se intensificou sobre a Região Sudeste do Brasil e deixou o ar mais seco, reduzindo muito a nebulosidade e as condições para chuva. A consequência natural foi o aumento do calor.



A semana começou com sol forte e muito calor no Sudeste do Brasil. Todos os estados registraram mais de 35°C neste segunda-feira, 7 de janeiro. Mas os termômetros explodiram novamente nos estados do Rio De Janeiro e de São Paulo, em uma situação muito parecida com a que foi observada na semana passada, quando o calor de 40°C foi sentido em muitas áreas do litoral dos dois estados. A cidade do Rio chegou aos 41,2°C no dia 3 de janeiro.



Na lista das 10 maiores temperatura do Brasil do dia 7 de janeiro, até 21 horas, quase todas eram em cidades de São Paulo ou do Rio de Janeiro.



Cidade

UF

T máxima (°C)

Rio de Janeiro

RJ

39,6

Niterói

RJ

39,5

Duque de Caxias/Xerém

RJ

38,5

Iguape

SP

38,1

Seropédica

RJ

38,1

Saquarema/Sampaio Correia

RJ

37,9

Registro

SP

37,8

Campo Bom

RS

36,8

Silva Jardim

RJ

36,7

Paraty

RJ

36,7


Possível recorde de calor em capitais

A tarde desta terça-feira, 8 de janeiro, pode ser a mais quente de 2019 até agora nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

 

Confira os recordes atuais de calor para 2019 (até 7/1/19)

 

São Paulo: 33,3° (3 de janeiro)

Rio de Janeiro: 41,2°C (3 de janeiro)

Belo Horizonte: 31,9°C (6 de janeiro)

Vitória: 35,1°C (3 de janeiro)

 

 

Mais calor

O calor aumenta nesta terça-feira, 8, em toda a Região Sudeste, e pode bater nos 40°C no litoral do Rio de Janeiro, inclusive na cidade do Rio . Além do sol forte, o vento quente vindo da região tropical predomina sobre a Região.

 

 

Foto de Ziel Silva, Rio de Janeiro (RJ)

 

 

Pancadas de chuva

Por causa do calor intenso, não dá para descartar as pancadas de chuva à tarde ou à noite na maioria das áreas do Sudeste, mas a chuva que ocorrer será em poucas áreas e de curta duração. Não tem chuva generalizada nos próximos dias.

 

Menos umidade, menos chuva

Depois de vários dias com muita chuva, a Região Sudeste ficou mais seca, com menos nebulosidade e menor possibilidade de chuva. Esta situação podia ser observada na tarde de ontem na imagem captada pelo satélite GOES 16. As nuvens aparecem como manchas coloridas. A Região Sudeste era a que tinha menor quantidade de nuvens no país.

 

 

 

 

Pela medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia, nesta segunda-feira, 7, o nível de umidade no ar chegou a apenas 30% na cidade de São Paulo, 24% na zona oeste do Rio de Janeiro (Vila Militar), 29% em Seropédica e 30% em Taubaté (SP). Espinosa (MG) e Itapira (SP) registraram até 32% de umidade no ar. Todos estes valores são muito baixos para um dia de janeiro.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias