Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva volumosa deixa Rio de Janeiro em atenção

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Graziella Gonçalves, Rio de Janeiro (RJ)

4 min de leitura

Oferecido por

A forte queda da temperatura e a chuva sobre o Rio nesta sexta-feira foi provocada pela chegada de uma intensa frente fria. Esta frente fria veio forte , mas isto não é tão incomum assim para agosto. 

 

Tecnicamente esta frente fria avança para a Bahia e o norte de Minas Gerais neste fim de semana, mas deixa parte de sua instabilidade sobre o estado do Rio De Janeiro.  O vento marítimo sopra moderado e persistente e injeta grande dose de umidade sobre o Rio de Janeiro. Isto vai manter a atmosfera extremamente úmida e estimular mais chuva.

 

Estado de atenção para muita chuva

Na medição do Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro, o acumulado de chuva superou 100 mm em 24h no período entre 6h45 do dia 21 e 6h45 do dia 22 de agosto de 2020. A média geral de chuva para agosto, considerando todas as estações do Alerta Rio, é de aproximadamente 42 mm. Na Tijuca choveu cerca de 164 mm em 24 horas,  o que representa três vezes mais chuva do que o normal na região em agosto, que fica em torno de 53 mm.

A média chuva por bairros no Rio em agosto varia, em geral, de 20 mm a 40 mm, na maioria das áreas, segundo o Alerta Rio.

 

 

Local

Chuva em 24 h (mm)

Alto da Boa Vista

171,8

Tijuca

163,6

Tijuca/Muda

114,2

Santa Teresa

84,2

Grota Funda

73,8

Grajaú

72,0

Saúde

69,0

Ilha do Governador

61,4

Laranjeiras

60,6

Santa Cruz

58,4

São Cristóvão

57,0

Rocinha

55,6

Anchieta

53,8

Est. Grajaú/Jacarepaguá

50,4

 

  

Muita chuva neste sábado

A previsão é de uma fim de semana nublado, com chuva e frio no estado do Rio de Janeiro. A chuva prossegue quase sem trégua neste sábado, 22 de agosto, e há risco de chuva moderada a forte em algumas horas, principalmente nas áreas litorâneas.

 

Chove muito e faz frio ao longo do dia na cidade do Rio de Janeiro e no Grande Rio. Há risco de formação de bolsões com acúmulo de água pela cidade. A cidade do Rio, e a maioria das regiões fluminenses, deve ter a tarde mais fria do ano. É raro o termômetro não passar dos 20°C na cidade do Rio. Na região serrana, as maiores temperaturas do dia não devem passar dos 13°C.

 

Alerta para mar muito agitado e ressaca no litoral fluminense

 

 

Foto de Graziella Gonçalves, Rio de Janeiro (RJ)

 

Domingo frio

No domingo, 23 de agosto, todo o estado do Rio permanece nublado, com chance de algumas aparições do sol à tarde, mas de forma tímida, mas a chuva diminui bastante e ocorre fraca, ou só chuviscos. O norte do RJ pode ter chuva moderada ainda na madrugada e em parte da manhã.

O ar frio de origem polar continua atuando forte sobre o RJ no domingo e as temperaturas seguem baixas.

 

Leia e ouça - podcast O Clima entre nós: Não confunda clima com tempo

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias