Não confunda clima com tempo

22/08/2020 às 06:24
por Redação

Oferecimento
Em meteorologia, estas palavras não podem ser usadas como sinônimas.Entenda o que são estes conceitos e como se prevê o clima.

É comum perguntar para o meteorologista: como vai ser o Clima amanhã? Como fica o clima no fim de semana. Ou ainda : o clima mudou completamente no fim da tarde. E vemos manchetes como: Frente fria muda o clima no Sul do Brasil. O clima esfriou muito ontem.

 

Para as pessoas que não são meteorologistas, estas frases estão corretas. Não tem nada estranho. Mas os meteorologistas ficariam incomodados com o uso errado da palavra clima. Nestas frases, a palavra clima foi usada como sinônimo de tempo, o tempo meteorológico. O problema é que, tecnicamente, em meteorologia, tempo clima são conceitos completamente diferentes, com dimensões temporais, abrangência e impactos distintos.

 

Em inglês temos a palavra weather para designar o tempo meteorológico e a palavra time,para o tempo do relógio.

 

Vamos tentar entender estas coisas, mas principalmente o que é o clima, como se prevê o clima, o que faz o clima mudar, qual o impacto da mudança do clima.

O Clima entre Nós conversa com com Patricia Madeira, meteorologista diretora de produtos da Climatempo e uma profissional muito experiente tanto na previsão de tempo como do clima.

 

Boa escuta!

 

Você pode ouvir este e outros episódios do O Clima entre Nós nas principais plataformas de podcasts: OvercastSpotify, AppleGoogle, BreakerRadio Public

 

 

 

 

Leia e ouça também

 

As porta-vozes do tempo

 

O tempo para observar o céu

 

Pele: o termômetro do nosso corpo (parte 1)

 

Pele: o termômetro do nosso corpo (parte 2)

 

Saiba o que é uma onda de frio e onda de calor

 

Sol, home office, pandemia e a sua vitamina D

 

Frio, ar seco e a covid-19

 

O que a pandemia tem a ver com o aquecimento global?