Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

 RJ ainda tem muita chuva no fim de semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por


A presença de uma área de baixa pressão atmosférica entre o litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) deixa o todo estado do Rio com grande quantidade de nuvens e alto risco de chuva no fim de semana. 


Choveu forte em várias áreas do estado do Rio de Janeiro na sexta-feira, 18 de fevereiro. Na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 81,6 mm em 3 horas, entre 17 horas e 20 horas. Em Macaé, foram quase 40 m também em 3 horas


No período de 6 horas, entre 16 horas e 22 horas do dia 18 de fevereiro, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou mais de 70 mm em alguns municípios


Angra dos Reis/praia das Goiabas: 78,6 mm

Itaperuna/Distrito Raposo: 74,2 mm

Laje do Muriaé/Centro: 63,0 mm

Itaguaí/Ilha da Madeira: 57,6 mm

 

Com a chuva regular desde dezembro, e as recentes precipitações volumosas, o solo já está encharcado e os rios com níveis elevados. A Climatempo alerta para para o elevado risco de novos deslizamentos e enchentes no estado do Rio de Janeiro durante este fim de semana.


Previsão de mais chuva no fim de semana


A chuva será frequente por todo o estado do Rio de Janeiro e, na maioria das regiões fluminenses, pode recomeçar e parar a qualquer momento. A previsão é de tempo instável na madrugada do sábado, com chuva fraca a moderada, mas persistente. Chove também na região de Petrópolis, mas não há previsão de temporal na madrugada. 


Na cidade do Rio, após o temporal do começo da noite desta sexta-feira, ainda chove na madrugada, mas com fraca a moderada intensidade. Alguns períodos com sol são esperados para a manhã do sábado, entre muitas nuvens, mas o risco de chuva aumenta muito já no começo da tarde, com o ar abafado e muito úmido.

 

Há condições para chuva forte em todo o estado do Rio de Janeiro na tarde e noite do sábado.

 

 

Foto: Destruição em Petrópolis (RJ) após tempestade do dia 1/2/2022 (REUTERS/Ricardo Moraes)

 


Petrópolis em alerta para mais chuva


A média de chuva para a cidade em fevereiro é de cerca de 200mm, mas do início deste mês até esta sexta-feira (18), o acumulado de chuva já ultrapassava os 500mm.

 

Atenção para mais chuva neste fim de semana. Este sábado (19) e a segunda-feira (21) da próxima semana ainda terão eventos de chuva forte.

 

Além da grande chance de novos transtornos, a chuva pode atrapalhar os trabalhos do Corpo de Bombeiros.

 

É possível prever uma chuva extrema como a de 15/2/2022 em Petrópolis?

 

 

Rios voltam a transbordar no Norte/Noroeste do RJ


Com a chuva forte que voltou a cair em áreas do Norte/Noroeste Fluminense e  no sudeste de Minas Gerais , o rio Itabapoana voltou a transbordar na noite desta sexta-feira, 18 de fevereiro. O rio Pomba também está transbordando, segundo informações do INEA - Instituto Estadual do Ambiente.  O INEA monitora atentamente o rio Muriaé, que já está em alerta máximo, e pode transbordar no fim de semana com o aumento da chuva.

 

A população deve ficar muito atenta no fim de semana porque há condições para chuva forte e volumosa e os rios poderão transbordar novamente. Entre os dias 9 e 11 de fevereiro, já havia ocorrido uma situação de cheia generalizadas dos rios no  Norte/Noroeste Fluminense e grande parte da região ficou debaixo d água

 

Risco de chuva forte na Região Sudeste no fim de semana

 


Última semana de fevereiro

 

A Zona de Convergência do Atlântico Sul se desconfigura a partir da segunda-feira, 21 de fevereiro. 

 

O estado do Rio de Janeiro terá mais sol e calor na última semana de fevereiro, mas com o ar ainda muito úmido e o aumento da temperatura, as condições para pancadas de chuva ainda são altas. Infelizmente ainda há risco de chuva forte, mas em áreas isoladas.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias