Quando vai parar de chover em Florianópolis?

24/07/2015 às 10:45
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Choveu 140 mm em 24 horas, mais do que a média de julho.

Em 24 horas, Florianópolis recebeu 140 mm de chuva. Este é o volume registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia entre 10 horas da manhã do dia 23 e 10 horas da manhã de 24 de julho de 2015. A média normal de chuva para julho é de aproximadamente 95 mm e o volume acumulado no mês já havia superado a media histórica na manhã do dia 23 de julho.

O grande volume de chuva deixou diversas áreas da Grande Florianópolis alagadas e causou desmoronamento de terra.

O gráfico mostra a chuva de julho em comparação com a média histórica do mês nas três capitais do Sul, até a manhã de 23 de julho de 2015.

 

As áreas de instabilidade que se espalharam ontem sobre o Sul do Brasil se intensificam nesta sexta-feira por causa da forte queda da pressão dor ar que ocorre entre o Sul do Brasil, o norte da Argentina e o litoral entre Santa Catarina e São Paulo. Com a queda da pressão do ar, as nuvens ficam mais carregadas e a chuva no litoral de Santa Catarina se prolonga por muitas horas. Os ventos marítimos vão injetar mais umidade no ar ajudando a manter chuva.

 

 

Confira a previsão para a Região Sul

 

Sol e menos chuva no fim de semana

A chuva diminui quando a baixa pressão se formar por completo e começar a se deslocar para alto-mar, o que deve ocorrer já neste sábado. Mesmo assim, ainda pode chover fraco no domingo.

 

 

A instabilidade se afasta do Sul e praticamente toda a Região fica sem chuva no fim de semana. Ainda deve haver grande quantidade de nuvens sobre o Sul neste sábado, mas o sol deve aparecer forte no domingo.

 

 Como explicar o excesso de chuva em julho de 2015 no Sul do Brasil?

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

23°
min

27°
max

5mm / 90%

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%