Julho com pouco frio em São Paulo

31/07/2015 às 22:51
por Josélia Pegorim

Atualizado 01/08/2015 às 10:54

Oferecimento

A cidade de São Paulo terminou julho de 2015 com mais chuva do que o normal, mas pouco frio. Foram poucos eventos de chuva, mas o total no fim do mês ficou 65% acima da média. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou aproximadamente 72 mm de chuva no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, sendo que a média fica em torno dos 44 mm. Mas não seria correto dizer que julho de 2015 foi um mês chuvoso em São Paulo. Dos 72 mm acumulados, cerca de 50 mm caíram em apenas três eventos de chuva.

A média das temperaturas máximas de julho de 2015 ficou um 1°C acima do normal, mas a média das temperaturas mínimas ficou quase 3°C acima da média.

 

 

A falta de chuva é normal em julho, historicamente um mês de seca na região do Estado de São Paulo de forma geral. Mas faltou muito ar polar. Um persistente bloqueio atmosférico impediu que as massas polares vindas da Argentina avançassem com eficiência sobre o Sul do Brasil para então chegar a São Paulo. Quase toda a Região Sul teve um julho com chuva muito acima do normal, mas também faltou frio em julho. Agosto começa quente e seco na Grande São Paulo.

 

Confira a previsão de chuva para 15 dias no Brasil

 

Time-lapse meteorológico: uma fantástica animação de fenômenos meteorológicos

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%