O que provocou a ventania em Santos?

28/08/2015 às 17:01
por César Soares

Atualizado 28/08/2015 às 17:09

Oferecimento
Entenda qual foi a situação meteorológica que intensificou as rajadas de vento.

A passagem da frente fria trouxe além da chuva e raios, os ventos fortes. Rajadas que provocaram tempestades de areia e destelhamento de residências.

 

Veja mais em: Ventania no Brasil

 

Com a passagem da frente fria há uma diferença de temperatura entre a massa de ar que está no local e aquela que é trazida. Isso acaba gerando uma diferença também na pressão, que nós em meteorologia chamamos de gradiente de pressão. Essa situação é capaz de gerar ventos fortes. E foi exatamente isso que aconteceu em diversas áreas do Brasil, inclusive sobre o litoral paulista, em Santos. 


Os ventos da quinta-feira, dia 27 de agosto, foram provocados pela passagem de uma frente fria associada à um ciclone extratropical. É comum observarmos ventos fortes associados a esse tipo de sistema meteorológico. Fortes rajadas de vento também podem ser observados em regiões com tempestades severas associadas às nuvens do tipo Cumulonimbus formadas localmente por forçantes termodinâmicas.
Os ventos fortes associados às frentes de rajadas muitas vezes são comparáveis aos ventos de furacões, mas o processo de formação é completamente diferente.

 

Veja também: Como se forma um furacão?