Umidade de deserto no interior do Brasil

03/09/2015 às 11:58
por Josélia Pegorim

Atualizado 03/09/2015 às 20:41

Oferecimento
Níveis de umidade atingem 10%

Secura extrema

Uma grande massa de ar muito seco persiste sobre o interior do Brasil deixando o nível de umidade do ar extremamente baixo especialmente do Centro-Oeste. Mas a secura do ar vem sendo sentida também em áreas do Norte, do Nordeste e do Sudeste.

A tarde de 2 de setembro foi a mais seca do ano até agora em todas as capitais do Centro-Oeste. O quadro mostra os valores de umidade relativa do ar registrados às 15 horas (hora de Brasília).

 

 

 

Esta forte massa de ar seco ainda predomina nesta quinta-feira no interior do Brasil e níveis de umidade entre 10% e 20% devem voltar a ocorrer durante várias horas seguidas nesta tarde. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 10% de umidade no ar na tarde de ontem em Monte Alegre de Goiás (GO) e em Ibotirama (BA). Porém, muitas outras cidades dos estados do Centro-Oeste, do Tocantins, da Bahia e do Piauí, do norte de Minas Gerais e no sudeste do Pará.

 

 

Ar seco faz mal à saúde

Um nível de umidade do ar muito baixo de vez em quando, em um dia ou outro, não trazem grandes problemas para a saúde humana. O problema é a permanência deste ar muito seco por várias horas consecutivas e por muitos dias seguidos. É isto que foi observado em muitas áreas do interior do Brasil, em particular durante o mês de agosto, e que ainda deve ocorrer por várias semanas durante a primavera.

 

 

 

 

Você sabe como se mede a umidade do ar? Confira no Explicando o Tempo.

 

 

 

 

Há previsão de um pouco de chuva no feriado para o Centro-Oeste. Confira a previsão!

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

18°
min

29°
max

5mm / 90%