Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Sol vermelho de fumaça

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    2 min de leitura

    Oferecido por

    “Todo dia a mesma coisa: incêndio nas matas próximo da cidade de Bom Jesus da Lapa. Ontem o céu ficou roxo de tanta fumaça!” (Evandro Batista).

     

     

     

     

    As capitais Manaus e Palmas começaram a semana cobertas pela densa fumaça das queimadas que se espalham pela vegetação seca. A única coisa que talvez se possa chamar de boa desta fumaça, por causa da beleza, é o visual do entardecer e amanhecer. A interação das partículas de fumaça com a luz solar ressalta o vermelho.

     

     

    Vários aeroportos da Região Norte e da Região Nordeste passaram esta segunda-feira com visibilidade reduzida por causa da fumaça. No aeroporto internacional de Manaus, a visibilidade chegou a ficar restrita a apenas 1000 metros.

     

     

     

    O desabafo do morador do oeste da Bahia reflete a situação da estiagem prolongada. As pancadas de chuva da primavera ainda não começaram. O ar muito seco inibe a formação de alguma nebulosidade. A chuva é muito desejada agora para aliviar o calor e o fogo das queimadas e também para molhar a terra muito seca.

    Queimadas e calor são muito comuns em outubro. A boa notícia é que uma grande frente fria está prevista para o fim desta semana e deve ter força suficiente para chegar à Bahia. A presença desta frente fria vai estimular nuvens de chuva também na região entre o Tocantins e o Pará. Mas até lá, a semana segue com o calor intenso e sem chuva.

    O risco de fogo esta semana ainda é alto, mas deve diminuir na semana que vem com a ajuda da frente fria.

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias