Sol vermelho de fumaça

19/10/2015 às 17:27
por Josélia Pegorim

Oferecimento
O risco de fogo ainda é alto esta semana
“Todo dia a mesma coisa: incêndio nas matas próximo da cidade de Bom Jesus da Lapa. Ontem o céu ficou roxo de tanta fumaça!” (Evandro Batista).

 

 

 

 

As capitais Manaus e Palmas começaram a semana cobertas pela densa fumaça das queimadas que se espalham pela vegetação seca. A única coisa que talvez se possa chamar de boa desta fumaça, por causa da beleza, é o visual do entardecer e amanhecer. A interação das partículas de fumaça com a luz solar ressalta o vermelho.

 

 

Vários aeroportos da Região Norte e da Região Nordeste passaram esta segunda-feira com visibilidade reduzida por causa da fumaça. No aeroporto internacional de Manaus, a visibilidade chegou a ficar restrita a apenas 1000 metros.

 

 

 

O desabafo do morador do oeste da Bahia reflete a situação da estiagem prolongada. As pancadas de chuva da primavera ainda não começaram. O ar muito seco inibe a formação de alguma nebulosidade. A chuva é muito desejada agora para aliviar o calor e o fogo das queimadas e também para molhar a terra muito seca.

Queimadas e calor são muito comuns em outubro. A boa notícia é que uma grande frente fria está prevista para o fim desta semana e deve ter força suficiente para chegar à Bahia. A presença desta frente fria vai estimular nuvens de chuva também na região entre o Tocantins e o Pará. Mas até lá, a semana segue com o calor intenso e sem chuva.

O risco de fogo esta semana ainda é alto, mas deve diminuir na semana que vem com a ajuda da frente fria.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

33°
max

10mm / 80%

Manaus - AM

26°
min

30°
max

25mm / 90%