Chuva forte sobre a Bahia

27/11/2015 às 11:53
por Josélia Pegorim

Atualizado 27/11/2015 às 14:04

Oferecimento
Salvador tem novembro mais seco pelo menos desde 1963

Nuvens escuras no céu, raios, chuva molhando o chão. Muitas áreas da Bahia ficaram assim desde a tarde de quarta-feira com a mudança no tempo provocada pela chegada de uma frente fria. As áreas de instabilidade ganharam força na quinta-feira, 26 novembro e a chuva caiu forte em muitas várias regiões baiana.

 

 

 

 

Confira alguns volumes de chuva registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia entre 10 horas do dia 26 e 10 horas de 27 de novembro de 2015. A região de Amargosa teve a maior quantidade de chuva desde agosto quando choveu cerca de 80 mm durante todo o mês.  O volume de chuva de Maraú foi o maior no Brasil neste período.

 

 

 

Chuva fraca em Salvador

A frente fria que chegou a Salvador mudou o cenário na capital baiana. Há muitas semanas não se via o céu nublado e chuva na região da capital baiana. Mas esta chuva desta frente fria não deve conseguir reverter o quadro de seca em Salvador. A capital baiana está tendo um dos novembros e um dos meses mais secos de sua história, pelo menos desde 1963. Em quatro meses choveu aproximadamente 40 mm.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, do dia 1 a até 10 horas do dia 27 de novembro, a estação meteorológica de Ondina havia acumulado apenas 1,7 mm de chuva. A média normal de chuva em Salvador para novembro é de aproximadamente 118 mm.

 

Chuva no Parque Nacional da Chapada Diamantina

A frente fria que chegou a Bahia levou um pouco de chuva para a região do Parque Nacional da Chapada Diamantina. A chuva molha a vegetação e diminui o risco de fogo nos próximos dias. Em Lençóis, no coração da Chapada Diamantina, a temperatura chegou aos 40°C na tarde do dia 25 de novembro de 2015.

Durante quase todo o mês de novembro, bombeiros e brigadistas fizeram atuaram intensamente para debelar grandes incêndios que ocorriam em locais de difícil acesso.

 

 

 

 

A chuva vai continuar?

A Bahia, como todo o Nordeste, sofre mais um ano com a falta de chuva. Esta frente fria trouxe apenas um alívio momentâneo. Será que a chuva vai continuar? A chuva atinge outros estados do Nordeste? Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim sobre as condições do tempo nos próximos dias.

 

 

 

Como o El Niño influencia a chuva no Nordeste?

Saiba quais os benefícios o El Niño pode trazer para a Construção civil

 

CIDADES RELACIONADAS

Salvador - BA

23°
min

29°
max

5mm / 90%