ZICT se aproxima fraca do Nordeste

11/12/2015 às 12:17
por Josélia Pegorim

Atualizado 11/12/2015 às 13:25

Oferecimento
Norte da Região pode ter pancadas de chuva

A ZICT – Zona de Convergência Intertropical é um dos principais sistemas meteorológicos que provocam chuva sobre o Nordeste. As imagens de satélite começaram a mostrar esta semana as bandas de nuvens da ZCIT se aproximando da costa norte do Brasil. O sistema está fraco e as nuvens não estão muito carregadas, mas a aproximação da ZCIT faz a umidade aumentar favorecendo a formação de mais nuvens e a ocorrência de chuva para alguns estados do Nordeste.

 

 

Nos próximos dias, a nebulosidade deve aumentar na faixa norte do Nordeste entre a Paraíba e o Maranhão. Algumas pancadas de chuva devem ser observadas sobre o litoral e interior da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará, Piauí e Maranhão, mas de forma bastante irregular, em pequenas áreas. Muitas regiões vão ver o céu se encher de nuvens, mas não terão a chuva. Confira a previsão para o Nordeste.

 

 

 

Os meses de primavera normalmente são de pouca ou nenhuma chuva em praticamente todo o Nordeste. A estação é de seca na costa norte e assim a ausência de chuva frequente é comum. Em São Luís, capital do Maranhão, a chuva forte ocorreu no início de julho. Em Fortaleza, capital do Ceará, choveu cerca de 5 mm entre 1 de outubro e 11 de dezembro. Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a chuva neste período nem chega a 10 mm.

 

El Niño agrava a seca o Nordeste

Você sabe qual a importância da ZCIT para a construção civil?

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

24°
min

31°
max

20mm / 67%

Fortaleza - CE

24°
min

30°
max

30mm / 90%