Chuva volta forte sobre o Sul

09/03/2016 às 14:22
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco de temporal continua nesta quinta

Grandes áreas de instabilidade voltaram a se formar entre o Paraguai, a Argentina e o Brasil e nuvens carregadas se espalharam sobre os três estados da Região Sul nesta quarta-feira. A chuva voltou forte, com raios e rajadas de vento. Santa Maria, Porto Alegre e Canoas, no Rio Grande do Sul, Chapecó , em Santa Catarina, Foz do Iguaçu, no Paraná, foram algumas das cidades do Sul que passaram a manhã de quarta-feira com chuva.

Confira os maiores volumes acumulados entre 9 horas do dia 8 e 9 horas do dia 9, pelo horário de Brasília.

 

 

A mudança no tempo sobre o Sul do Brasil está associada com a formação de um novo centro de baixa pressão atmosférica. A situação é semelhante a que ocorreu na semana passada, quando a chuva foi muito volumosa no leste e nordeste do Rio Grande do Sul, no sul e no leste de Santa Catarina.

 

 

A queda pressão atmosférica acontece no interior e no litoral da Região Sul. A baixa pressão do ar facilita o crescimento de nuvens carregadas que podem provocar chuva forte.

O centro de baixa pressão está em formação. A pressão do ar vai baixando cada vez até a manhã da quinta-feira. Enquanto acontece esta queda da pressão, as nuvens carregadas persistem sobre o Sul e vão provocar muita chuva até a noite desta quarta-feira.

A quinta ainda será com alerta para chuva volumosa, que pode causar transtornos para a população, entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o leste do Paraná. Curitiba e Florianópolis, o vale do Itajaí e regiões litorâneas estão sujeitas a chuvas fortes nesta quinta-feira.

 

O centro de baixa pressão começa a se afastar do litoral da Região Sul durante sexta-feira e a chuva diminui. O fim de semana promete ser com temperaturas amenas na madrugada. Confira a previsão para a Região Sul

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

15°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

14°
min

25°
max

0mm / 0%