Alerta de temporais no Rio Grande do Sul

12/04/2016 às 21:31
por Josélia Pegorim

Atualizado 12/04/2016 às 21:38

Oferecimento
Sul termina a semana com calor

O Rio Grande do Sul volta a entrar em alerta nesta quarta-feira com a previsão de outra onda de temporais. Uma área de baixa pressão atmosférica passa pela região de Buenos Aires e pelo Uruguai no decorrer desta quarta-feira gerando nuvens carregadas que se espalham também sobre o Rio Grande do Sul.

 

Na imagem de satélite, parte das nuvens carregadas (manchas em tons de azul) desta baixa pressão já eram observadas sobre as províncias do centro-leste da Argentina com tendência de deslocamento para o Uruguai.

 

 

No decorrer desta quarta-feira, nuvens carregadas passam sobre o Rio Grande do Sul provocado pancadas de chuva que podem ser com forte intensidade e acompanhadas de raios e rajadas de vento. Além da chuva forte repentina também deve ocorrer a situação de chuva moderada prolongada. Nos dois casos, a população gaúcha, especialmente da Campanha, da Depressão Central, Sudoeste e litoral sul. Nestas áreas, deve chover em grande parte desta quarta-feira, com tendência de diminuição da chuva na quinta-feira. Na região da Grande Porto Alegre e nas outras regiões gaúchas, também pode chover com moderada a forte intensidade, mas principalmente à tarde e à noite.

 

 

 

Calor no fim da semana

A semana que começou chuvosa e com temperatura amena para gaúchos vai terminar com forte e muito calor. Um sistema de alta pressão atmosférica que se intensifica sobre o Brasil nos próximos dias avança também sobre o Sul reduzindo a nebulosidade e a chuva.

Mas a trégua da chuva será curta. O fim de semana reserva tempestades severas para a fronteira com o Uruguai.

A evolução da chuva sobre o Sul do Brasil pode ser observada na sequência de mapas. As manchas coloridas representam a chuva. Os tons de verde indicam chuva forte e o branco é a ausência de chuva. Nos dias 13 e 14 de abril, a chuva se concentra sobre o Rio Grande do Sul. A alta pressão ganha força sobre o Sul e a chuva diminui em todo o Sul, o que está representado pela cor branca nos dias 15, 16 e 17. No dia 18, uma nova frente fria volta a provocar temporais (manchas verdes) no sul gaúcho.

 

 

 

 

Alta pressão ganha força sobre o Sul e calor aumenta

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

14°
min

24°
max

0mm / 0%