Muita chuva no Norte do Brasil

21/04/2016 às 12:50
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Palmas (TO) registra menor temperatura do ano

Enquanto uma forte massa de ar seco tira da chuva da maioria das áreas do Nordeste, do Sudeste e do Centro-Oeste, fortes áreas de instabilidade atuam no Norte do Brasil e provocam muita chuva.

 

Chuva forte em Boa Vista (RR)

Voltou a chover forte na região de Boa Vista, capital de Roraima. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia foram 51,6 mm acumulados entre 9 horas do dia 20 e 9 horas de 21 de abril, pelo horário de Brasília. Foi a segunda maior chuva em 24 horas do ano, até agora. Boa Vista (RR) já tem 88% de chuva acima da média normal para abril. Em 20 dias choveu cerca de 166 mm e a média é de aproximadamente 89 mm.

 

 

 

Oiapoque (AP) registra maior chuva no Brasil

Choveu muito sobre a região de Oiapoque, no litoral norte do Amapá, que é o local mais ao norte do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia foram acumulados 126 mm acumulados entre 9 horas do dia 20 e 9 horas de 21 de abril, pelo horário de Brasília. Abril é época de muita chuva sobre o Amapá. Na capital, Macapá, já choveu cerca de 358 mm de chuva nestes 21 dias, sendo que a média para o mês é de 384 mm.

Confira os maiores acumulados de chuva sobre o Brasil entre a manhã do dia 20 e a manhã de 21 de abril de 2016, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

 

As nuvens carregadas destas áreas de instabilidade continuam bastante ativas sobre quase todo o Norte do Brasil nos próximos dias e vão provocar mais chuva volumosa especialmente  sobre o Amapá, norte do Pará, norte do Amazonas e sobre Roraima. Porém, quase todo o estado do Tocantins vai permanecer com sol forte, muito calor e tempo seco.

 

Atenção: Acre e Rondônia terão forte queda da temperatura na próxima semana

 

Recorde de temperatura em Palmas (TO)

A falta de nebulosidade sobre Palmas, capital do Tocantins, deixou a madrugada desta quinta-feira mais fresca. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 20,9°C, a menor para este ano até agora.

Em Palmas já choveu 80 mm em 21 dias para uma média de aproximadamente 100 mm em abril. Porém, é o calor de abril que está muito acima do normal. A cidade já registrou 37,4°C no dia 5 de abril, temperatura que está entre cinco mais elevadas para abril desde 1993 quando começaram as medições meteorológicas pelo INMET.

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

22°
min

31°
max

35mm / 90%

Boa Vista - RR

24°
min

32°
max

40mm / 90%