Duplo recorde de frio em P.Alegre e em C. Grande

26/04/2016 às 20:23
por Josélia Pegorim

Atualizado 27/04/2016 às 00:04

Oferecimento
Frio aumenta nas próximas 48 horas

A grande e forte massa de ar polar que avança sobre a América do Sul nestes últimos dias de abril começou a esfriar o Brasil nesta terça-feira, 26, derrubando a temperatura em todos os estados do Sul, no centro-oeste de São Paulo, em Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de Mato Grosso.

A combinação do tempo chuvoso, vento e do ar polar forte fizeram com que as capitais Campo Grande (MS) e Porto Alegre (RS) tivessem a madrugada e a tarde mais frias do ano até agora registrando as menores temperaturas de 2016.

Em Porto Alegre, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 14,1°C de temperatura mínima e 19,4°C de temperatura máxima. Mas a temperatura máxima na capital gaúcha ocorreu entre a noite do dia 25 e a madrugada do dia 26 e não à tarde. Com a forte presença do ar polar, a temperatura em Porto Alegre continuou em declínio durante a manhã e a tarde. Assim, a temperatura no fim da tarde estava mais baixa do que a registrada ao amanhecer, quando normalmente se observa a menor temperatura do dia.

Em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, a queda da temperatura foi muito acentuada nesta terça-feira e também ocorreu a “temperatura invertida”. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 15,3°C e a máxima de 23,6°C. Na segunda, 25, a temperatura máxima de 32°C.

Às 19 horas local (20h em Brasília), o aeroporto local registra13°C com sensação térmica de 9°C.

 

 

Campo Grande e Porto Alegre tiveram uma situação de “temperatura invertida” e vão esfriar mais nesta quarta-feira. A madrugada será gelada e a tarde menos gelada. Mas em muitas áreas do estado de São Paulo, incluindo a região da Grande São Paulo, no Triângulo Mineiro, no sul de Goiás, no sul de Minas e no centro-sul do estado do Rio De Janeiro, incluindo a cidade do Rio, as temperaturas nesta quarta-feira também vão ser invertidas. A menor temperatura do dia não será ao amanhecer, mas vai acontecer à tarde ou à noite.

 

Temperatura invertida

Esta inversão entre o horário da mínima e de máxima temperatura do dia é o que se chama de “temperatura invertida” e é comum o início do período de atuação de massas polares. A menor temperatura do dia ocorre no período em que normalmente teríamos a maior temperatura do dia ou à noite.

 

 

 

Possibilidade de geada e de neve nas próximas 48 horas

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

17°
min

23°
max

10mm / 83%