Mais chuva à vista para o Sudeste

13/05/2016 às 23:02
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Nova frente fria chega na segunda-feira

A grande frente fria que avançou pelo Brasil esta semana conseguiu provocar um pouco de chuva em todos os estados da Região Sudeste. Como já era esperado, a chuva não foi generalizada e nem muito volumosa. Em muitas áreas só chuviscou e outras a nebulosidade aumentou, mas não choveu.

Em São Paulo, esta frente fria ficou devendo chuva na região da Grande São Paulo e no leste do estado de forma geral. Mas temporais ocorreram nos dias 11 e 12 no oeste e noroeste de São Paulo. Em Votuporanga choveu cerca de 44 mm entre 9 horas do dia 12 e 9 horas de 13 de maio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

A Grande Belo Horizonte, a zona da mata mineira, os estados do Rio De Janeiro e do Espírito Santo começaram a sentir a mudança no tempo na quinta-feira, 12 de maio. A cidade do Rio teve chuva moderada, com rajadas de vento e o grande aumento da umidade fez com que um forte névoa se formasse. Em Vitória choveu cerca de 14 mm.

Na imagem de satélite, as manchas amareladas e esverdeadas indicam nebulosidade baixa que pode provocar chuva fraca ou chuvisco.

 

 

 

Na madrugada da sexta-feira, 13, choveu cerca de 11 mm em Uberlândia. Durante a tarde, choveu em várias áreas do nordeste e noroeste de Minas Gerais, mas como previsto, a chuva caiu com força só em pequenas regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 20,6 mm na região de Diamantina entre 14 e 20 horas.

No estado do Rio de Janeiro, a chuva foi mais generosa nesta sexta-feira acumulando de 10 a 21 mm, até 20 horas, em áreas da capital e da região serrana.

O vídeo mostra a chuva forte que caiu na região de Desembargador Otoni, no Vale do Jequitinhonha em 13 de maio, quando a frente fria já havia chegado ao sul da Bahia. As imagens são de Heber Cardoso.

 

 

 

Quer ver o vídeo de sua cidade aqui em nosso canal do Youtube, site e redes sociais? É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. PARTICIPE!

 

Fim de semana úmido

A frente fria que provocou esta mudança no tempo no Sudeste trouxe uma forte massa de ar polar que se desloca sobre o pelo litoral do Sul e do Sudeste no fim de semana. Os ventos desta massa polar sopram moderados sobre a Região Sudeste no fim de semana espalhando o ar úmido. Isto vai estimular a formação de muita nebulosidade, névoa e nevoeiro neste sábado sobre o Sudeste,mas pouca chuva. No domingo, o sol aparece com mais força, o ar fica mais seco e a temperatura sobe.

Com o aumento da nebulosidade e o vento frio, o calor diminui de forma geral. Mas a sensação de um pouco de frio só deve ser sentida no sul e leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais e em áreas serranas do Espírito Santo.

Mais chuva à vista

A Região Sudeste terá mais chuva na próxima semana, pois outra grande frente fria vai avançar sobre o Brasil. Será a segunda frente fria em menos de uma semana. A chuva desta nova frente fria começa a ocorrer sobre o interior de São Paulo na tarde do domingo, mas na segunda-feira, 16 de maio, já deve chegar ao Rio de Janeiro e ao Triângulo Mineiro. Na terça-feira, esta nova frente fria deve provocar chuva sobre Belo Horizonte e também Vitória. Na quarta-feira, 17, a chuva deve chover ao extremo norte de Minas Gerais. Esta frente fria tem maior potencial para provocar chuvas fortes sobre o Sudeste.

 

Atenção: ventania e mar agitado são previstos a partir do dia 16 de maio.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%