Sudeste tem menos frio no fim de semana

23/06/2016 às 17:30
por Josélia Pegorim

Atualizado 23/06/2016 às 23:16

Oferecimento
Entenda como o ar vai esquentar

O frio de junho de 2016 vai ser lembrando por muito tempo pela população do Sul e do Sudeste. Este está sendo um junho com frio intenso como não se via desde 2013, mas algumas temperaturas observadas bateram recorde de mais de 20 anos.

A maioria dos dias muito frios deste mês foi também com muito sol e céu azul, mas fazia tanto frio, que muita gente nem lembrava do sol ou perguntava para o meteorologista "quando vai ter sol pra esquentar?". O sol estava lá fora o tempo todo, radiante, mas não dava conta de aquecer o ar gelado polar que predominou no Sul e no Sudeste por vários dias consecutivos, entre 7 e 16 de junho.

 

 

 

O primeiro fim de semana do inverno de 2016 terá uma combinação perfeita para esquentar o ar. Não vai faltar sol, mas desta vez a grande diferença será a menor influência do ar polar. Com a pouca nebulosidade, o sol estará presente em grande parte do dia. O ar fica mais seco e não há expectativa de chuva.

As tardes ficam mais agradáveis, até um pouco quentes, mas ainda será necessário dormir com cobertores. O frio diminui, mas continua suficiente para a formação de nevoeiro no início da manhã em muitas áreas.

 

 

 

 

Como o ar vai ficar esquentar?

 

- Menos ar polar, menos frio

Uma massa de ar polar se afasta cada vez mais do Brasil e o centro polar (região mais fria) já está sobre o oceano se afasta cada vez mais do país. Quanto mais longe do centro polar, menor é o frio. Isto vai facilitar o aquecimento natural do ar no Sul e no Sudeste e além disso, não há previsão de entrada de mais ar polar sobre o Sudeste e nem na maioria das áreas do Sul.

 

- Menos nuvens, mais sol

Durante o fim de semana, um sistema de alta pressão se intensifica sobre o interior do Brasil e uma massa de ar seco se estabelece sobre o Sudeste e grande parte do Centro-Oeste. A umidade do ar diminui e menos nuvens conseguem se formar. O sistema de alta pressão provoca a subsidência do ar que vai dificultar a formação da nebulosidade.

 

 

 

O que é subsidência do ar?

 

- Frio de subsidência

A subsidência provocada pelo sistema de alta pressão atmosférica deixa o céu com poucas nuvens também durante a noite, o que aumenta a perda radiativa. Assim, o ar ainda tem um resfriamento relativamente grande à noite, trazendo a sensação de frio poucas horas após o por do sol. Mas o ar já não fica gelado como nos últimos dias, quando o ar polar estava intenso sobre o Brasil.

 

 

Saiba mais

Noite sem nuvens são mais frias