Semana de temporais na Região Sul

11/07/2016 às 16:57
por Josélia Pegorim

Oferecimento

 

Para a maioria das áreas do Brasil, o sol e o tempo seco vão predominar até o fim da semana, com temperaturas bastante elevadas à tarde. Mas a para os Estados do Sul, a semana é de temporais.

A chuva ficou concentrada sobre o Rio Grande do Sul no fim de semana e nesta segunda-feira os temporais vieram com granizo e ventania. O Instituto Nacional de Meteorologia confirmou a queda de pedras de gelo em 20 cidades gaúchas.

Nesta terça-feira, 12 de julho, o fluxo de ventos em diversos níveis da atmosfera se altera e as nuvens carregadas começam a se formar também sobre Santa Catarina e sobre a maioria das áreas do Paraná. Há risco de chuva e ventos fortes nos dois estados. A chuva diminui no Rio Grande do Sul, mas o norte do estado pode ter chuva forte.

A quarta-feira também será com predomínio de tempo instável na Região Sul, com risco de chuva forte e volumosa nos três estados. Mas é durante a sexta-feira, com a chegada de uma grande e forte frente fria, que os temporais se espalham novamente por todo o Rio Grande do Sul. No próximo fim de semana, a chuva avança em direção ao Mato Grosso do Sul e a São Paulo.

 

O mapa mostra distribuição da chuva para os próximos cinco dias no Brasil. Quase toda a chuva ocorre no extremo sul do país.

 

 

 

Confira as explicações da meteorologista Josélia Pegorim sobre as mudanças no tempo para esta semana no centro-sul do Brasil.

 

 

 

Esta grande frente fria traz uma forte massa de ar polar que vai derrubar novamente a temperatura no centro-sul do Brasil.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%