Frente fria chega ao Sudeste nesta quarta

26/07/2016 às 16:00
por Josélia Pegorim

Atualizado 26/07/2016 às 20:44

Oferecimento
Não há previsão de muita chuva

Uma nova frente avança do Sul do Brasil e chega ao Sudeste nesta quarta-feira trazendo mais ventos e nuvens do que chuva.

As áreas de instabilidade desta frente fria já provocaram chuva moderada especialmente sobre o Rio Grande do Sul, mas já enfraquecem sobre o Sul nesta quarta-feira deixando muitas nuvens sobre parte da Região, mas pouca chuva.

O ar muito seco que predomina sobre a Região Sudeste vai dificultar a formação das grandes nuvens que poderiam provocar chuva. Nuvens altas e médias devem se espalhar pelo Sudeste nesta quarta-feira, mas o sol e o calor vão prevalecer. O sul e o leste de São Paulo poderão ter chuviscos e garoa na noite desta quarta-feira.

Rajadas de vento moderadas a fortes, entre 60 km/h e 90 km/h poderão ocorrer em vários locais.

 

O mapa mostra a estimativa de chuva prevista para a Região Sudeste nos últimos dias de julho de 2016. Os volumes máximos acumulados não devem superar 30 mm em algumas áreas do Rio De Janeiro e do Espírito Santo.  A cor branca indica ausência de precipitação.

 

 

 

Ventos marítimos ganham força na quinta-feira

A partir de quinta-feira, ventos marítimos provocados pela massa de ar polar da nova frente fria se intensificam por toda a costa da Região Sudeste. Estes ventos vão injetar muita umidade no leste da Região, que são áreas próximas ao mar. Na quinta-feira, pode garoar em áreas do leste de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo.

 

Chuva fraca no litoral

Durante a sexta-feira, a infiltração de umidade do mar fica mais forte no leste do Sudeste, o que vai possibilitar a formação de muitas nuvens baixas que poderão provocar chuva fraca em áreas do litoral de São Paulo, em várias regiões do estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, a zona da mata mineira e o Espírito Santo.

Esta injeção de umidade marítima também será sentida no fim de semana na região do Vale do Rio Doce e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, mas a previsão é de formação de muita nebulosidade com chance apenas de chuviscos.

 

Pouco frio

A massa de ar polar desta nova frente fria chega fraca ao Sudeste. Não há previsão de frio mais intenso do que o que já ocorreu entre os dias 17 e 22 de julho. Não há expectativa de temperaturas negativas e nem de geada.

 

Fique atento ao mar muito agitado na costa no Sudeste a partir de quinta-feira.

 

 

A cidade de Monte Azul volta a receber muita umidade marítima no fim de julho.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

36°
max

0mm / 0%