Oferecido por
Depois de dois dias marcados por grande variabilidade de nuvens, pelo vai e vem da chuva e do sol, o tempo firma de vez no Rio de Janeiro no fim de semana.
O ciclone extratropical que causou a instabilidade e os ventos fortes já se afastou completamente para alto-mar e não terá mais influência no Rio De Janeiro no fim de semana.
As bandas de nuvens do ciclone também se afastem da costa da Região Sudeste e não vão mais ameaçar o Rio de Janeiro com sua chuva no fim de semana.
Sol no fim de semana
A previsão é que o sol apareça neste sábado, com alguma nebulosidade, mas sem previsão de chuva. Há possibilidade de nevoeiro no começo da manhã. O domingo também será com predomínio de sol.
O ar polar ainda vai influenciar o Rio de Janeiro no fim de semana, mantendo a temperatura baixa à noite e ao amanhecer. Mas com a volta do sol forte, a temperatura terá rápida elevação e a sensação de calor vai predominar em grande parte do dia.
A nebulosidade começou a diminuir no Rio na tarde da sexta-feira, 12, trazendo o sol de volta.
Influência do tempo nas modalidades ao ar livre
As condições meteorológicas no fim semana, 13 e 14 de agosto, devem favorecer o bom desempenho de todas as modalidades ao ar livre. A única ressalva deve ser para a vela. As condições agora tendem a diminuir a velocidade do vento.
Pouco vento
O afastamento do ciclone extratropical também livra o Rio de Janeiro de ventos fortes no fim de semana. A situação será oposta no fim de semana, pois um centro de alta pressão atmosférica estará perto do litoral fluminense. A pressão do ar alta é um indicativo da presença do ar frio de origem polar. Tecnicamente quanto mais próximo se está de um centro de alta pressão atmosférica, menor é a velocidade do vento.
O que esperar do tempo na segunda semana das Olimpíadas?
Temperatura
Mesmo com o sol forte na maior parte do dia, a presença do ar polar vai inibir o calor excessivo neste sábado. Apesar do amanhecer um pouco frio, a previsão é de que o ar fique mais quente no domingo. A sensação já será de mais calor para o público e para os atletas.
Umidade
O ar tende a secar no fim de semana. O nível de umidade no ar tende a diminuir em relação aos últimos três dias que foram muito úmidos no Rio. Mesmo assim, não há expectativa de que a umidade relativa do ar chegue a valores preocupantes, que possam causar desconforto nos atletas ou no público.
Poluição
Apesar da falta de ventos e de chuva, a previsão indica boa qualidade do ar no fim de semana em praticamente todas as regiões da cidade do Rio de Janeiro.
Confira a previsão da qualidade do ar especial para as Olimpíadas.