Frente fria passa seca pelo Sul

27/09/2016 às 18:35
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Noites continuam frias

Ar polar

A frente fria que inaugurou a primavera trouxe uma massa polar moderada a forte e este ar polar é que ainda está espalhado pelo centro-sul do Brasil. O ar polar esfria e seca a atmosfera. A tarde desta terça-feira foi bastante seca no Sul e ensolarada no Sul do Brasil. Às 15 horas, o Rio Grande do Sul era um dos estados mais secos do país. A região de São Borja, São Luiz Gonzaga e Santiago, cidades do oeste gaúcho, registravam apenas 14% de umidade no ar.

 

 

Região de Passo Fundo (RS) permanece com poucas nuvens até o fim da semana

 

 

 

Pouca chuva prevista

O Sul do Brasil vai passar mais alguns dias com pouca chuva e temperaturas amenas. Uma nova frente fria avança pelo litoral da Região nesta quarta-feira, mas provoca apenas um aumento de nebulosidade. A chance de chover é baixa. Na quinta-feira, com maior acúmulo de umidade no leste da Região, pode chuviscar em algumas áreas.

Setembro deve terminar com chuva abaixo da média em praticamente todo o Sul. No mapa da anomalia (diferença em relação à média) de chuva, as manchas em laranja indicam áreas onde choveu abaixo do normal e a manchas em tom de azul onde choveu mais do que a média para setembro. A análise considera a chuva que ocorreu até o dia 26 de setembro, mas o quadro não deve ter alteração relevante até o fim do mês porque não há expectativa de chuva volumosa para o Sul até 30 de setembro.

 

 

Este outro mapa mostra a estimativa de chuva para os próximos cinco dias.

 

 

A chuva tende a aumentar no Paraná nos primeiros cinco dias de outubro, mas pouca chuva está sendo esperada para Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

Grande amplitude térmica

O Sul do Brasil começou a primavera de 2016 com predomínio de tempo seco e frio. A influência do ar polar ainda foi bastante sentida na madrugada desta terça-feira, que foi fria em toda a Região. Temperaturas abaixo dos 5°C voltaram a ser registradas nos três estados. Na parte mais elevada da serra catarinense, a temperatura ficou abaixo de zero. O Epagri/Ciram, órgão de monitoramento meteorológico e agrícola do governo de Santa Catarina, registrou 1,7°C negativos em Urupema. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou geada fraca em Cambará do Sul (RS) e em São Joaquim (SC).

Apesar da madrugada gelada, o sol forte o dia todo garantiu uma tarde quente na maioria das áreas do Sul do Brasil. Temperaturas em torno dos 30°C foram registradas pelo Inmet no oeste do Rio Grande do Sul, com 30,1°C em São Borja e no sudoeste do Paraná, com 31,7°C em Foz do Iguaçu

Uma nova frente fria passa pelo Sul nesta quarta-feira não traz a chuva esperada por muitos, mas seu ar polar entra sobre a Região Sul. Não é uma massa polar muito forte, mas vai manter a temperatura baixa. Já está frio e a renovação do ar polar vai impedir um aquecimento maior. As noites continuam frias e as tardes ficam relativamente quentes.