Outubro termina atípico no AC e RO

27/10/2016 às 11:57
por Angela Ruiz

Oferecimento
Ar polar provoca queda de temperatura

Uma grande frente fria que avança pelo Brasil  colaborou para o aumento das áreas de instabilidade no Acre, Rondônia e sul do Amazonas. De acordo com o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, na região de Ariquemes, choveu entre 10 horas de ontem (26) até às 10 horas de hoje (27), horário de Brasília, um total de 46 milímetros. Nuvens carregadas vão continuar a se formar por todas estas localidades e há previsão de chuva intensa, segundo a Climatempo

 

 

Com o céu completamente fechado e chuvoso e a ausência do sol, a temperatura cai. Na capital Manaus, as condições de chuva também aumentam, mas ainda ocorrem períodos de sol a qualquer hora. No Pará e em Roraima, o predomínio é de sol e calor. Por causa do aquecimento ocorrem pancadas de chuva de forma isolada acompanhadas de descargas elétricas. Só não deve chover no Amapá, onde predomina o tempo mais seco. 

 

Frio fora de época

A partir desta sexta-feira (28), o vento frio de uma massa de ar polar faz a temperatura cair e ocorre o fenômeno da friagem. Quando presenciamos o deslocamento de frentes frias pelo país com características continentais, é comum que tenhamos a ocorrência do fenômeno da “friagem” nas áreas mais ao sul da Amazônia. As massas de ar polar que acompanham estas frentes frias conseguem avançar pelo Paraguai e pela Bolívia e o vento do quadrante sul associado a estas massas polares é o responsável pela entrada do ar mais frio polar em Rondônia, no Acre e até no sul do Amazonas. Esse tipo de friagem é atípica para Outubro, ocorre normalmente durante o Inverno.  

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, o amanhecer de sexta-feira será frio em Rio Branco, quando a mínima deve chegar a 19°C. Em Porto Velho, também faz frio, mínima prevista de 21°C.

CIDADES RELACIONADAS

Porto Velho - RO

24°
min

32°
max

20mm / 80%

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%