Frio de 10°C em SP

28/10/2016 às 19:22
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Fim de semana com ressaca

Fim de semana frio

Uma massa de ar polar chegou ao Brasil forte demais para esta época do ano e faz São Paulo terminar outubro com jeito de outono.

O mês de outubro termina com uma situação bastante atípica no estado de São Paulo. Normalmente os paulistas sentiriam calor, um ar abafado e teriam pancadas de chuva, trovoadas e raios à tarde e à noite. Mas com a forte influência do ar polar, o último fim de semana do mês será marcado por noites frias, pouca nebulosidade e sol em quase todas as regiões do estado.

Na capital e no litoral, o ar frio e úmido que vem do mar vai estimular a formação de muitas nuvens neste sábado e pode até garoar à tarde de à noite.

 

Entardecer de 27/10/16 em São Roque.

 

 

 

Frio e ressaca no litoral

No litoral, além da baixa temperatura no fim de semana, a população deve ficar atenta para a ressaca que poderá ser forte principalmente neste sábado. Pode ocorrer ressaca também no domingo, mas com menor intensidade.

Praias do litoral sul do estado já sentiam a elevação das ondas nesta sexta-feira.

 

Mar agitado em Mongaguá e em São Sebastião em 28/10/16

 

 

Frio de 10°C na capital

O auge do frio desta massa polar será sentido na madrugada e amanhecer deste sábado, 29, que devem ser os mais frios de outubro e da primavera na maioria das áreas do estado de São Paulo. Temperaturas em torno dos 10°C devem ser observadas em muitas cidades. A maioria dos paulistas deve ter uma sensação de um friozinho à noite e no começo da manhã neste último fim de semana de outubro.

 

A cidade de São Paulo também deve registrar temperatura em torno dos 10°C nas madrugadas do último fim de semana de outubro. Até agora, a menor temperatura da primavera, que começou no dia 22 de setembro, foi de 10,8°C no dia 27 de setembro, de acordo com a medição do Instituto Nacional de Meteorologia na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da cidade.

No dia 21 de setembro a mínima neste local foi de 10,5°C. A última vez que o INMET registrou menos de 10°C na capital paulista foi em 23 de agosto, quando a temperatura mínima foi de 9,1°C.

A menor temperatura em 2016 no Mirante de Santana foi de 3,5°C, em 13 de junho.

A menor temperatura em outubro de 2015 foi de 14,0°, no dia 6. Em 6 de outubro de 2014, a temperatura mínima foi de 10,7°C.

 

Confira as temperaturas previstas para a cidade de São Paulo nos próximos dias.

 

Quando volta a esquentar?

O ar polar passa forte e rápido sobre São Paulo. A tarde do domingo já será com temperaturas mais altas do a do sábado. A segunda-feira até amanhece fria, mas a tarde será quente. O calor aumenta a partir de terça-feira.

Confira a previsão para os próximos cinco dias e saiba quando volta a chover.

 

Efeitos do ar polar na sexta-feira

Sensação térmica de 10°C na capital

Na cidade de São Paulo, a influência do ar polar na queda da temperatura foi nítida no fim da tarde da sexta-feira, 28 de outubro. No aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade, a sensação térmica às 17 horas era de apenas 10°C e temperatura real do ar era de 15°C. Na quinta-feira, no mesmo horário, a temperatura estava em 22°C.

No Campo de Marte, na zona norte, a temperatura real do ar às 17 horas estava em 18°C, mas com sensação térmica de 13°C.

Uma sensação térmica de 10°C é até comum no inverno, nas não no fim de outubro.

 

Queda do nível de umidade do ar

A queda dos níveis de umidade do ar e a grande redução da nebulosidade observada nesta sexta-feira foram efeitos da entrada do ar polar sobre São Paulo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou índices de umidade relativa do ar abaixo dos 30% em quase todas as regiões paulistas. Às 16 horas, São Carlos e Valparaíso tinham 24% de umidade no ar. Na capital, a região do Campo de Marte, na zona norte da cidade, registrou 38% de umidade às 14 horas

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%