Halo solar em São Paulo

08/11/2016 às 22:43
por Josélia Pegorim

Atualizado 09/11/2016 às 11:34

Oferecimento
Risco de temporal

 Nuvens altas se espalharam sobre São Paulo e permitiram a formação de um bonito halo solar na região da cidade de São Paulo. Este é um dos fenômenos meteorológicos que ocorrem a partir da interação da luz solar com os cristais de gelo que compõem as nuvens altas.

 

 

As condições para temporais aumentam no estado de São Paulo nesta quarta-feira, depois de dois dias sem grandes transtornos com a chuva.

Áreas de instabilidade se intensificam sobre o Sul do Brasil com o deslocamento de um cavado, que é uma região na atmosfera onde há uma tendência a queda da pressão atmosférica. Isto facilita o desenvolvimento de nuvens carregadas que podem provocar chuva forte.

 

 

 

Entenda o que é um cavado e qual a diferença com uma frente fria.

 

Mais calor

O ar já está quente sobre o estado de São Paulo e passagem do cavado deixa o tempo mais instável. As nuvens carregadas podem se formar em várias áreas do estado durante a tarde por causa do calor. Mas o deslocamento do cavado vai trazer mais nuvens de chuva do Sul e de Mato Grosso do Sul para São Paulo.

O calor aumenta e temperaturas acima dos 30°C voltam a ocorrer na maioria das áreas do estado, incluindo a Grande São Paulo. Na tarde de terça-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 29,0°C na capital paulista. No interior, a maior temperatura foi de 35,2°C em Jales, no noroeste do estado. No litoral, as maiores temperaturas foram da ordem de 28°C.

Antes de começar a chover, o sol aparece forte pela manhã e a temperatura sobe rapidamente.

As pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite e podem vir fortes, com raios e intensas rajadas de vento, acima de 60 km/h.

 

 

Frente fria na quinta-feira

As condições para chuva permanecem elevadas em todo o estado de São Paulo para a quinta-feira, 10, com a chegada de uma frente fria ao litoral paulista. Será outro dia com risco de chuva e de ventos fortes. O calor tende a diminuir com a passagem da frente fria. A temperatura tende a cair com a combinação de menos sol, chuva e de ventos frescos de origem polar. A tendência é de que não faça tanto calor quanto na quarta-feira (09), mas ainda assim a sensação será de abafamento.

 

Fim de semana prolongado

Quem estiver imaginando um belo fim de semana prolongado com sol e calor terá uma grande decepção. A passagem da frente deixa áreas de instabilidade sobre São Paulo que ainda vão provocar mais pancadas de chuva no sábado e no domingo. As praias devem passar grande parte do fim de semana quase sem sol e chuva frequente.

Para complicar um pouco mais o feriadão, mais áreas de instabilidade devem passar fortes sobre São Paulo durante a segunda-feira.

 

Saiba quando e onde ver a Super Lua nos dias 13 e 14 de novembro

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%