Mais temporais para o Sudeste

09/11/2016 às 23:12
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frente fria influencia a Região

 A segunda semana de novembro de 2016 vem sendo marcada por tempo instável na Região Sudeste. Diversas áreas, de todos os estados, experimentaram fortes pancadas de chuva e ventania. As regiões metropolitanas das quatro capitais da região também sofreram com a chuva forte nos últimos dias. O evento mais recente ocorreu na Grande São Paulo nesta quarta-feira, 9 de novembro.

 

Mas a onda de temporais está só começando. O período entre os dias 11 e 14 de novembro será dominado por áreas de instabilidade que voltam a se espalhar sobre a Região Sudeste estimuladas pela passagem de uma nova frente fria. Esta frente fria chega ao litoral de São Paulo no dia 10, avança para o Rio De Janeiro no dia 11 e no dia 12 alcança o litoral capixaba.

A combinação da frente fria em deslocamento pelo litoral do Sudeste com a massa de ar quente e úmido que predomina sobre a Região vai facilitar a formação de nuvens carregadas sobre os três estados já nesta quinta-feira. O risco de chuva forte é maior para o estado do Rio de Janeiro, para o centro-sul e oeste de Minas Gerais, incluindo a Grande BH e o Grande RioSão Paulo pode ter ainda chuva moderada a forte especialmente no leste e norte do estado.

 

 

Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim

 

 

Fim de semana prolongado

Ar abafado, muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes vão marcar o fim de semana prolongado na Região Sudeste. No sábado, o sol ainda aparece forte por algumas horas em muitas áreas em no estado de São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro, o centro-sul e oeste de Minas Gerais, mas as pancadas de chuva retornam à tarde e a noite. Durante o domingo, 13, e até o feriado de 15 de novembro, a quantidade de nuvens e o risco de chuva forte serão maiores.

 

O mapa mostra a estimativa de chuva para cinco dias na Região Sudeste. Os maiores volumes são esperados para Minas Gerais e Espírito Santo.

 

 

Super Lua

Durante o fim de semana prolongado teremos o evento da Super Lua. É uma lua cheia que vai parecer ainda maior do que já é, quando apreciada próxima da linha do horizonte. Saiba tudo sobre este evento especial e como observar a Super Lua.

Para ver e fotografar você precisará saber a hora do nascer e do por do sol na sua cidade nos dias 13 e 14 de novembro. Mas isto é fácil e você encontra no site da Climatempo, na página de previsão de sua cidade.

Mas justamente no Sudeste, a visibilidade da Super Lua ficará bastante prejudicada por causa de toda a instabilidade que se forma sobre a Região. A melhor chance é no domingo.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

26°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

17°
min

28°
max

0mm / 0%