Sábado gelado em Novembro

19/11/2016 às 09:43
por César Soares

Atualizado 19/11/2016 às 14:25

Oferecimento
Será que vai esfriar ainda mais? Confira!

Uma massa de ar de origem polar provocou a queda de temperatura sobre diversas áreas do Centro-Sul do Brasil. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do EPAGRI-CIRAM*, a temperatura ficou abaixo dos 5°C em diversas áreas do Sul, como pode ser visto na tabela abaixo.

 

 O ar polar entrou forte também sobre a Região Sudeste e fez a temperatura ficar abaixo de 10°C na serra da Mantiqueira, no Sul de Minas Gerais e até em áreas da Zona da Mata Mineira.

 

 

 

O ar polar entrou com força também sobre o Mato Grosso do Sul e várias cidades no sul do estado amanheceram com menos de 10°C.

 

 

 

Esta massa polar consegui provocar até uma friagem leve em Rondônia e no Acre. Para novembro, temperatura abaixo de 20°C já são baixas para estas regiões.

 

 

 

Muitas pessoas se perguntam se é normal termos essas temperaturas tão baixas nessa época do ano, durante o mês de novembro. Do ponto de vista Climatológico estamos com temperaturas abaixo da média em algumas áreas do Centro-Sul do Brasil, e a resposta para essas temperaturas mais baixas está no resfriamento das águas superficiais oceânicas do Pacífico Equatorial. Essa situação faz com que mais frentes frias avancem pelo Brasil e também tragam mais ar polar, o que resfria a atmosfera a acentua o frio.

 

La Niña: saiba mais sobre os motivos do frio da primavera de 2016

 

Ao longo dos próximos dias, o ar seco vai ganhar força sobre essa área. Sendo assim, o sol vai aparecer forte e vai fazer com que a temperatura suba. Com o retorno das temperaturas mais altas, as pancadas de chuva também voltam a ocorrer entre a tarde e a noite.

 

Climatempo Consultoria ajuda você a planejar a obra, o estoque, o plantio