Quarta-feira com chuva em SP

22/11/2016 às 19:33
por Josélia Pegorim

Atualizado 23/11/2016 às 10:24

Oferecimento
Chuva de novembro atinge a média na capital

As condições para chuva aumentaram sobre o estado de São Paulo nesta quarta-feira. Áreas de instabilidade que já estavam ontem sobre a Região Sudeste se intensificaram também sobre São Paulo.  Todo o estado tem um dia com muitas nuvens, mas com alguns períodos co sol.

Áreas de chuva que estavam sobre a região de Campinas na madrugada avançaram sobre a Grande São Paulo. A chuva fraca a moderada atingiu principalmente os municípios no norte da Grande São Paulo, e bairros das zonas norte, centro, oeste e leste da capital.

 

 

Mais chuva à tarde

A chuva deve diminuir até o começo da tarde permitindo que o sol apareça na Grande São Paulo, mas com muitas nuvens. Volta chover à tarde e à noite, mas com raios e trovoadas. Algumas pancadas podem ser moderadas a fortes.

As pancadas de chuva se espalham à tarde e à noite também pelo interior e pelo litoral à partir da tarde e também há risco de chuva com raios,  com moderada a forte intensidade.

 

 

 

Nova frente fria

Outra frente fria avança rapidamente pela costa da Região Sudeste durante a quinta-feira, 24 de novembro, e chega ao Espírito Santo. A passagem desta frente fria pelo litoral do estado de São Paulo não vai aumentar a instabilidade. Não há expectativa de chuva volumosa.

O sistema vem associado a um ciclone extratropical que vai deixar os ventos constantes moderados no litoral paulista. O mar fica um pouco agitado, com ondas de até 1,5 metros na sexta-feira, mas não há risco de ressaca.

Quem quer chuva forte e volumosa vai ter que esperar um pouco mais. Entre quinta-feira e sábado, 26 de novembro, pouca chuva é esperada para o estado de São Paulo.

 

Chuva na média na capital paulista

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 146 mm de chuva no Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo, entre os dias 1 e 22 de novembro. Este valor é praticamente igual à média Climatológica para novembro que é de 145,6 mm.

Novembro de 2016 está sendo menos chuvoso do que novembro de 2015, quando o INMET registrou 250,2 mm em 30 dias. Novembro de 2015 foi o terceiro novembro mais chuvoso da série histórica de 1943 a 2015 (73 anos) perdendo apenas para os anos de 1978 quando choveu 423,7 m em novembro e para 1969 que teve 300,7 mm acumulados em novembro. A chuva de novembro de 2015 foi fortemente influenciada pelo fenômeno El Niño.

 

Climatempo Consultoria: RelClima - previsão climática e muito mais

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%