Novembro termina gelado no Sul

30/11/2016 às 15:34
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Saiba como vai começar dezembro

Novembro está terminado com um frio surpreendente no Sul do Brasil para esta época do ano. Até para os padrões da região serrana, as temperaturas registradas nesta manhã foram muito baixas. 


Uma massa polar está novamente influenciando o tempo e foi quem causou a queda brusca nas temperaturas. A mínima registrada nesta manhã foi de apenas 2,6°C em Urupema (SC), pelas medições do Epagri/Ciram. Em Bom Jardim da Serra (SC) a temperatura caiu para 2,2°C e em São Joaquim (SC) fez 4,8°C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).   

A última vez que fez tivemos frio perto de 4°C num mês de novembro foi há cinco anos, quando São Joaquim registrou mínima de 4,2°C no dia 3 de novembro de 2015. A média da temperatura mínima para a região é de 10°C. 


"As baixas temperaturas observadas várias vezes neste mês de novembro no Sul estão associadas ao resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico equatorial, caracterizando a La Niña", explica a meteorologista Josélia Pegorim. 
Saiba mais: Que frio é esse?   

Esquenta nos próximos dias 
A partir desta quinta-feira (1), as temperaturas voltam a subir com o afastamento da massa de ar polar. O sol vai predominar por todo o Sul e a temperatura sobe devagar. Já volta a fazer calor no primeiro fim de semana de dezembro. As pancadas de chuva também retornam entre à tarde e a noite no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. Serão pancadas de chuva localizadas resultado do aquecimento.