Sudeste em atenção neste fim de semana

01/12/2016 às 15:02
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Trégua da chuva é pequena

Os temporais e a chuva volumosa dão uma trégua a Região Sudeste do país nesta sexta-feira (2). Mas, o período de calmaria será pequeno e o alerta para temporais retorna no fim de semana. 



Os meteorologistas já estão chamando a atenção para um novo sistema de baixa pressão atmosférica que vai avançar do Paraguai e atravessar o Sudeste nos próximos dias. A circulação dos ventos de um cavado também vai ajudar a intensificar essa instabilidade. 


"Tanto a circulação de ventos do cavado e da baixa pressão são no sentido horário. Os dois sistemas estão associados a concentração de umidade, de calor e portanto à formação de nuvens carregadas com potencial para provocar chuva volumosa", explica a meteorologista Josélia Pegorim. 

A semana que começou com temporais no Sudeste também vai terminar com muita chuva. No sábado (3), o risco de chuva forte será alto para todo o estado de São Paulo.
Há previsão de pancadas de chuva com raios mais localizadas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. 

No domingo (4), a chuva vai continuar grossa acumulando grandes volumes na maior parte do estado de São Paulo, inclusive no litoral e na região metropolitana. O risco de chuva forte com raios e rajadas de vento aumenta bastante neste dia sobre o Rio De Janeiro, o centro-sul e leste de Minas Gerais  e sul do Espírito Santo. A população deve ficar em alerta para um fim de semana com tempo severo e chuvas intensas com potencial para causar alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra. 


Veja também: Novo alerta para o Rio de Janeiro  

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 83%

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%